Geral

Nível do Guaíba está acima do projetado para o período do ano

Mudança no regime de ventos tem garantido um volume de água maior que no ano anterior
14/01/2020 - 15h07min Corrigir

Apesar da escassez de chuvas, o nível do Guaíba é considerado satisfatório e melhor do que em períodos semelhantes de estiagem. De acordo com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), responsável pela medição, a água está em 60 centímetros, quando em tempos de seca era esperado um nível de 30 centímetros. 

O chefe de divisão da SPH, Reinaldo Gambim, diz que o regime de ventos é o principal responsável pelo resultado. “Ano passado foi atípico em relação aos fenômenos naturais, e tivemos o nível mais baixo de águas em setembro”, explica. Segundo ele, o que tem garantido o regime de águas são os ventos soprando no quadrante Sul, que mantêm as águas represadas.

Nesta época o esperado é que os ventos soprassem no quadrante Norte/Nordeste, o que levaria a água para a Lagoa dos Patos. Com um bom volume de águas, a cidade ainda não tem problemas com algas, que constantemente prejudicam a qualidade da água no verão. De acordo com o diretor-geral interino do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Leomar Teichmann, a perspectiva é que este quadro se mantenha durante a estação: “A perspectiva é bem positiva de não termos algas, pois quanto maior o volume de água afluindo menor as chances de ocorrência”.

Teichmann explica ainda que o abastecimento não deve ser prejudicado mesmo que o nível do Guaíba baixe. “Só seria afetada a distribuição em um evento catastrófico”, afirma o diretor, que diz que os problemas que causam a falta de água em regiões mais distantes está ligado à distribuição e não ao volume de água.

MAIS NOTÍCIAS

SPEED CAR
Petroman
ELETRO CLIC
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Lucas Imobiliária
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PEGLOW
FUNERÁRIA JARDIM
JENIFER
ADRIANO CONRADO
GRÁFICA.COM
ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +