Economia

Trabalhadores relatam atrasos na liberação do seguro-desemprego devido ao saque imediato do FGTS

Têm direito ao seguro-desemprego trabalhadores demitidos sem justa causa
16/01/2020 - 08h26min O Sul Corrigir

Desempregados que estão entrando com pedido de seguro-desemprego relatam atrasos no pagamento do benefício por causa da liberação do saque imediato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O motivo é que toda movimentação que ocorre no FGTS interfere no recebimento do seguro-desemprego. E, se o trabalhador retirar o FGTS por outro motivo além da rescisão do contrato de trabalho, o seguro-desemprego é notificado, e o beneficiário terá de entrar com um recurso administrativo para ter o benefício liberado. Isso acontece porque, no cadastro do Ministério da Economia, constará mais de uma informação sobre o FGTS dele.

Têm direito ao seguro-desemprego trabalhadores demitidos sem justa causa, que também podem sacar o valor do FGTS depositado pelo último empregador mais a multa de 40% sobre o total. A liberação da parcela ocorre sempre 30 dias após a requisição. No entanto, com a divergência no sistema, os trabalhadores estão relatando extensão do prazo para cerca de 60 dias.

Em nota, a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia afirmou que o saque imediato do FGTS não altera regras e procedimentos em relação à retirada do seguro-desemprego. “No momento em que o trabalhador solicita o benefício, o sistema verifica o código de saque do FGTS com a finalidade de confirmar a demissão sem justa causa. Havendo divergência de informação entre as bases de governo, o requerimento do seguro-desemprego é notificado. Para recorrer, o trabalhador deve cadastrar um recurso motivo 557, que pode ser feito pelo gov.br, pelo aplicativo para celular e também por atendimento presencial”, explicou o órgão.

A Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do saque imediato do FGTS não interfere nas condições e critérios de pagamento do seguro-desemprego.

MAIS NOTÍCIAS

LAVAGEM FERNANDES
GRUPO WHATSAPP
Petroman
SUPER SÃO JOSÉ
SKY INFOPARTNERS
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
BRICK DO TOMAZ
OLIDATA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +