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Diretor da CEEE ouve reclamações sobre qualidade do serviço em Camaquã e região

Representante da empresa soube dos problemas enfrentados na região em audiência nessa quarta (15)
16/01/2020 - 12h52min Foto: Assessoria Rodrigo Warlet Machado Corrigir

A quarta-feira (15) foi marcada por um encontro de lideranças da região Centro Sul com a direção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Porto Alegre. A audiência foi articulada por Rodrigo Warlet Machado, coordenador regional da deputada Silvana Covatti com o apoio de Aníbal Ribas, coordenador regional do gabinete do deputado federal e atual secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Covatti Filho.

O encontro contou com a presença de Silvio Rafaeli, prefeito de Tapes e presidente do Consórcio Intermunicipal Centro Sul; Jair Machado, prefeito de Barra do Ribeiro e presidente da Associação dos Prefeitos da Costa Doce; Sérgio da Costa, prefeito de Cerro Grande do Sul; Ronivan Braga, presidente da Câmara de Vereadores de Amaral Ferrador; vereadores Mateus Romeira e Diogo Vaz de Barão do Triunfo; Lindomar Bergmann Duarte, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Camaquã, Chuvisca e Arambaré; Lucio do Prado, diretor administrativo da Ceee; representantes da Ceee da gerência da companhia em Camaquã e Região Metropolitana; diretoria de comunicação da Ceee; entre outros. Por conflito de agendas, representantes dos municípios de Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Sertão Santana e da Associação dos Arrozeiros de Camaquã não participaram do encontro.

Na audiência, as lideranças relataram ao diretor administrativo da companhia os problemas que a região enfrenta como quedas constantes no fornecimento de energia elétrica, demora em restabelecer o serviço, dificuldades em entrar em contato com a empresa por meio do telefone, entre outros. Na reunião, Prado sinalizou a possibilidade da empresa ser privatizada até o mês de outubro, e destacou o esforço que as equipes da companhia veem realizando para atender as demandas. No entanto, o gestor não tinha conhecimento da realidade enfrentada pelos municípios da região e elogiou o grupo por buscar uma solução junto à companhia.

Ainda na reunião, Prado afirmou que irá cobrar explicações da empresa contratada para operar o 0800 sobre a razão da demora em atender as ligações, provocando insatisfação nos consumidores. O gestor destacou que deve intensificar a divulgação do serviço de mensagem por SMS para a comunicação da falta de energia elétrica, já que por meio desse serviço o chamado vai direto para o sistema da empresa.

Além disso, Prado afirmou que a gerência regional de Camaquã está sem orçamento, mas deve buscar meio de realizar um contrato emergencial para a prestação de serviço de poda de vegetação em torno da rede elétrica, manutenção preventiva em postes, cabos e conexões deterioradas, sendo uma maneira de amenizar as quedas de energia, principalmente no interior dos municípios.

De acordo com Lindomar Bergmann Duarte, representante do Sindicato, a reunião foi produtiva. “Acredito que as coisas podem melhorar. Melhorar o serviço de podas é fundamental”, avalia. Para Silvio Rafaeli, representante dos municípios da região Centro Sul, o encontro foi positivo: “o diretor é muito prático, colocou a situação e se comprometeu em fazer o possível para atender nossa região”.

Segundo Machado, os gabinetes da deputada Silvana Covatti e do secretário Covatti Filho estão empenhados em atender as lideranças da região e buscar soluções para essa demanda. “Nosso papel como agentes políticos é promover essa interlocução entre os municípios e Estado. Com diálogo, parceria e respeito é possível construir caminhos, solucionar problemas. Esperamos que a situação amenize, pois a direção não tinha conhecimento de todas as dificuldades enfrentadas na região”, afirma o coordenador, que destacou a atenção dada pelo diretor da companhia: “Ele forneceu o WhatsApp dele para que os gestores informem diretamente se ocorrer qualquer problema”.

Solicitação por meio de SMS

A comunicação de falta de energia pode ser feita por mensagem SMS. Para isso, o consumidor deve enviar a palavra "LUZ" e o número da sua unidade consumidora (UC, em amarelo na conta) para 27307. O serviço é gratuito.

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