Geral

Atividades de coleta seletiva da Cootrica são encerradas em Camaquã

Por meio de recurso administrativo e judicial, jurídico da cooperativa tenta reverter a situação

Compartilhe:
16/01/2020 - 22h46min Corrigir

A Prefeitura de Camaquã não está realizando a coleta seletiva no município. O término de contrato com a Cooperativa de Triagem de Camaquã (Cootrica) e a transição para a contratação de outra empresa seriam os motivos para a interrupção dos serviços.

Desde esta quinta-feira (16), foram encerradas as atividades nas dependências do galpão de triagem junto à área de transbordo do Aterro Sanitário. O galpão de triagem está localizado na estrada dos Galpões, logo depois do Prado.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alega que o encerramento das atividades foi para levantamento e manutenção dos equipamentos do galpão de triagem, bem como as instalações, para fins da transição do Acordo de Cooperação Técnica do Chamamento Público n° 008/2019 e o término do Acordo de Cooperação Técnica do Chamamento Público n° 09/2017 - Termo 01/2018.

Na tarde desta quinta-feira (16), o vereador Marcelo Gouveia (PSB), o advogado Guilherme Justo, representante legal da Cootrica, e Elisângela Boeira, presidente da cooperativa, participaram de uma reunião com os responsáveis pelas secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura para tratar sobre a situação da cooperativa com o término do contrato e a suspensão do recolhimento de lixo reciclável pela coleta seletiva no município.

“Infelizmente, não há previsão a curto prazo para o retorno do serviço, o que além de aumentar o custo do transbordo, é um enorme prejuízo ao meio ambiente. Devido a impasses no novo processo licitatório para o serviço de triagem, o serviço está suspenso, o que já leva muitos moradores a nos procurarem em busca de uma solução”, escreveu o vereador Marcelo Gouveia em sua rede social.

De acordo com informações, tanto o lixo reciclável quanto o orgânico serão destinados para o município de Minas do Leão, não sendo feita a separação enquanto não for determinado a nova cooperativa para a execução dos serviços, que tem por objetivo, além de baratear custos, o apoio a pessoas em vulnerabilidade social.

"Estivemos reunidos hoje à tarde com os secretários municipais do Meio Ambiente, Sr. Luiz Carlos Evangelista, e da Infraestrutura, Sr. Sergiomar Cardoso e, surpreendentemente, fomos informados que os caminhões de coleta do lixo seco, também conhecidos como "Seletinho" já foram recolhidos para as dependências da Prefeitura, e que a coleta está sendo misturada com o lixo orgânico. Estão tentando impedir a Cootrica de trabalhar. O que já está sendo combatido através de recurso administrativo e judicial. Cremos que misturar o lixo seco com o orgânico não é a medida mais adequada ambientalmente, mas é o que acontece em nosso município hoje; questão de saúde pública", disse em entrevista ao portal de notícias Blog do Juares (BJ) o advogado Guilherme Justo.

Ainda hoje (16) pela manhã a Assessoria da Prefeitura emitiu uma nota comunicando que Camaquã não terá coleta seletiva por 15 dias, e que o recolhimento de material orgânico não sofrerá alterações.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET