Educação

Camaquã está no ranking das três cidades com mais estudantes aprovados na UFPel

O município obteve 31 aprovações na instituição, sendo 23 dessas, de egressos do IFSul

Compartilhe:
20/01/2020 - 14h06min Matheus Garcia / Blog do Juares Corrigir

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) aprovou, no total, 152 alunos no Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 2019. Somente o campus Pelotas foi responsável por 100 destas aprovações, seguido do campus CaVG, também localizado na Princesa do Sul, com 39, e o IFSul - Campus Camaquã, com 23, ocupando a sexta posição das escolas que mais aprovaram. E dentre as cidades com o maior número de aprovações, está Camaquã, em terceiro lugar, antecedida por Pelotas e Canguçu, nas duas primeiras colocações, respectivamente.

Neste ano, o Pave teve o maior índice de inscritos da sua história, com 2,2 mil alunos disputando mais de mil vagas na graduação. Deste número, 662 foram chamados para 91 cursos, sendo 858 vagas destinadas às cotas e 149 para a ampla concorrência. 

Em 2019, a UFPel reservou 20% das suas vagas para o Pave. De acordo com o reitor da universidade, Pedro Curi Hallal, esse resultado de destaque obtido pelos alunos de escolas públicas está diretamente ligado à política pública instaurada nos últimos anos na UFPel, que, segundo ele, está ajudando a corrigir desigualdades históricas e, também, a valorizar o ensino público. “As escolas públicas representam 90% das matrículas do Ensino Médio. Nada mais justo que direcionar 90% das vagas para estas escolas. […] Diferentemente das outras instituições, a UFPel é uma universidade do interior. Temos a Zona Sul inteira para atender e os números mostram que estamos atendendo. Isso é motivo de orgulho”, afirmou Hallal.

Para os estudantes, o alto índice de aprovação do IFSul na universidade pode ser visto como uma forma de rebelião contra à política de contingenciamento das verbas públicas da educação, que atingiu todas as instituições federais em 2019. “Fomos muito atacados. Isso mostra que os cortes não têm sentido. A gente não está aqui de brincadeira. O resultado mostra a importância de valorizar a educação pública”, salientou a aluna Natália Rodrigues Fagundes, do IFSul Pelotas, aprovada no curso de Medicina.

Levantamento apurado pelo jornal Diário Popular de Pelotas:

Dez escolas que mais aprovaram:

IFSul - Campus Pelotas - 100

IFSul - Campus CaVG - 39

Colégio Municipal Pelotense - 38

Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Osório - 31

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas - 26

IFSul - Campus Camaquã - 23

Escola Mário Quintana - 20

Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes - 18

Escola Técnica Estadual Canguçu - 18

Colégio Gonzaga - 17

Dez cidades que mais aprovaram:

Pelotas - 413

Canguçu - 54

Camaquã - 31

São Lourenço do Sul - 27

Santa Vitória do Palmar - 26

Rio Grande - 17

São Vicente do Sul - 10

Jaguarão - 8

Ijuí - 6

Piratini - 5

Com informações do Diário Popular

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR