Justiça

Usuários de aplicativos de corrida poderão receber indenização se motorista cancelar a viagem

O texto está em análise pela Comissão de Fiscalização e Controle

Compartilhe:
22/01/2020 - 13h40min Matheus Garcia / Blog do Juares Corrigir

Um Projeto de Lei criado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) está tentando ajudar os usuários de aplicativos de transporte, como Uber, 99, Cabify, entre outros, a resolver problemas de cancelamento de corridas por parte dos motoristas ou o não aparecimento do condutor no local de partida, o que força a pessoa a cancelar a corrida e pagar uma taxa de cancelamento.

A PL 6.476/2019 quer que as empresas paguem multa de 5% sobre o salário mínimo (R$51,96) por cada cancelamento feito pelo motorista. O texto também prevê pagamento de uma taxa de 1% do salário mínimo (R$10,39) pelo atraso do condutor no ponto de encontro estipulado.

O pagamento das indenizações seria repassado diretamente ao motorista, uma vez que a decisão de cancelar a corrida foi dele, assim como a culpa pelo atraso. De acordo com Acir Gurgacz, o principal motivo para ele ter criado o projeto é de dar mais segurança para as partes vulneráveis que fazem uso destes aplicativos. “Há poucas garantias aos consumidores e aos motoristas. Enquanto a empresa tem lucros, essas partes lidam com riscos e prejuízos. Busco equilibrar a relação de negócios, possibilitando aos consumidores receber multas em casos de cancelamentos indevidos ou atrasos. E por outro lado, o PL também cria regras para a proteção do motorista, diante de perigos de sequestros e assaltos", afirmou Gurgacz.

A partir disso, a empresa poderá rastrear as viagens para, caso houver desvio abrupto do percurso, possa tomar as medidas necessárias para proteger o condutor e eventual passageiro, pois ambos podem estar sob situação de risco. A PL ainda prevê que a empresa fique responsável pela a contratação de seguro para reparar o motorista em casos de roubo, furto ou danos em seu veículo.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSE