Esportes

Grêmio estreia no Gauchão com derrota em casa para o Caxias

Time teve atuação fraca e, com falha de Vanderlei, sofreu 2 a 0 na Arena
22/01/2020 - 23h12min Corrigir

O Grêmio estreou com derrota no Campeonato Gaúcho. Com o que de melhor Renato Portaluppi tinha à disposição para esta primeira partida e a presença de três reforços, o Tricolor teve uma amostragem abaixo da média. Pouco criou e acabou derrotado pelo Caxias por 2 a 0, na Arena, na noite desta quarta-feira (22), na abertura do Estadual.

Tilica abriu o placar, ainda no primeiro tempo, após erro de passe do Grêmio no meio campo. Na etapa final, Ivan contou com erro do goleiro Vanderlei e, de falta, fez 2 a 0 para assegurar a vitória do Caxias na Arena.

Agora, o Grêmio volta à campo pelo Gauchão no próximo domingo. No Bento Freitas, às 16h, encara o Brasil de Pelotas, em jogo válido pela segunda rodada da competição. Também no domingo, o Caxias recebe o São José, no Centenário, às 17h.

Grêmio cria pouco e vai ao intervalo perdendo

Renato mandou a campo três dos cinco contratados para a temporada 2020. O goleiro Vanderlei, o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva. Orejuela, ainda sem condições legais de jogo, e Caio Henrique, com a seleção pré-olímpica, foram os únicos reforços de fora. No meio, o jovem Patrick iniciou a partida.

Mas logo aos 9 minutos, foi o Caxias quem abriu o placar, em um erro cometido justamente por um dos estreantes. Lucas Silva errou passe pelo lado direito e a bola ficou para Gilmar. Ele buscou Tilica na direita, que entrava em velocidade. Ele passou por Kannemann e driblou Vanderlei para empurrar para o gol vazio e fazer 1 a 0 para o Caxias.

No geral, o Grêmio não fez bom primeiro tempo. Ainda em ritmo lento, e com menos tempo de pré-temporada que o Caxias, o time de Renato Portaluppi foi burocrático. Não encontrou alternativas ofensivas na etapa inicial, e as peças do setor de ataque pouco fizeram. Everton e Alisson estiveram especialmente apagados.

Depois disso, o Tricolor pouco levou perigo ao adversário da Serra, mesmo atrás do placar. Marcando bem e controlando o confronto, a equipe grená levou a vantagem de 1 a 0 para o intervalo, com chances inclusive de ampliar, em contra-ataque rápido desperdiçado por Tilica.

Caxias amplia e administra vitória

Para a etapa final, Renato optou por não fazer trocas. Voltou com a mesma equipe, para dar ritmo de jogo aos titulares.

Mas, de novo, foi o Caxias quem levou perigo primeiro e quase ampliou. Após boa trama pela direita, Tilica escorou para Ivan, que cruzou para Gilmar. O centroavante subiu mais que a zaga do Grêmio e cabeceou com muito perigo. A bola passou raspando a trave esquerda, assustando Vanderlei.  

A primeira tentativa do técnico Renato para mudar o jogo foi com o ingresso de Ferreirinha, que já havia estado entre os titulares na final da Recopa, diante do Pelotas. No entanto, o recém-promovido deu azar. Isso porque, com menos de dois minutos em campo, o Caxias ampliou. Após falta feita por David Braz em nova falha de Kannemann, Ivan bateu forte, de muito longe, e contou com erro de Vanderlei para fazer 2 a 0.

Após o gol, Renato sacou o estreante Lucas Silva, outro jogador que teve atuação apagada. No lugar dele, entrou Isaque. A partir das trocas, o Grêmio tentou mais na base do cruzamento do que do toque de bola e da organização.

No entanto, as alterações não surtiram efeito. Sem encontrar um padrão, as ações ofensivas não aconteceram, e o Caxias conseguiu controlar o jogo. Assim, a estreia do Tricolor, com time titular e seus reforços, não foi da maneira que o torcedor esperava. Em casa, derrota para o Caxias por 2 a 0 na abertura do Gauchão.

Ficha técnica

Grêmio 0

Vanderlei; Victor Ferraz, Kannemann, David Braz e Cortez; Lucas Silva (Isaque), Maicon, Everton, Patrick (Ferreirinha) e Alisson; Luciano. Técnico: Renato Portaluppi.

Caxias 2

Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano (Yuri), Carlos Alberto, Diogo Oliveira, Juninho Potiguar (Vinicius Baiano) e Tilica (Bruno Ré); Gilmar. Técnico: Rafael Lacerda.

Gols: Tilica (9/1T); Ivan (19/2T)

Cartões amarelos: Kannemann, David Braz (Grêmio); Ivan, Laércio (Caxias)

Árbitro: Leandro Vuaden

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Público: 13.709

Renda: R$ 466.425,00

MAIS NOTÍCIAS

TRIUNFO PESQUISAS
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
JOMAR GÁS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ROGÉRIO CALÇADOS
SPEED CAR
Petroman
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
FESTA RETRÔ
SUPER SÃO JOSÉ
GRÁFICA.COM
ADRIANO CONRADO
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA JARDIM
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +