Mundo

Trump vai anunciar plano de paz para o Oriente Médio na terça-feira

Presidente dos Estados Unidos recebeu primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Washington

Compartilhe:
27/01/2020 - 14h18min Corrigir

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira que confia no sucesso do seu plano de paz para o Oriente Médio ao receber o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Washington, e anunciou que vai revelá-lo na terça-feira. "Acredito que ele tem uma chance" de dar certo, afirmou em frente à Casa Branca ao lado do líder israelense. "Nós vamos anunciá-lo amanhã às 12h" (14h de Brasília). Ele também afirmou que espera obter o "apoio" dos palestinos ao projeto, visto como fadado ao fracasso pela maioria dos analistas.

Mas os palestinos já rejeitaram "o acordo do século", como o plano é amplamente apelidado, dizendo que provavelmente será fortemente inclinado a favor de Israel – como várias outras medidas tomadas por Trump desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017. Nos últimos três anos, o governo Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e mudou a embaixada dos EUA para lá de Tel Aviv, revertendo décadas da política dos EUA ao abster-se de endossar uma solução de dois Estados.

A Autoridade Palestina interrompeu todas as conversações com Washington desde o primeiro desses movimentos, e um porta-voz do presidente Mahmoud Abbas disse nesta semana que a liderança  tinha uma "posição clara e inabalável" para rejeitar qualquer iniciativa liderada por Trump. Em um post no Twitter, Saeb Erekat, secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina, disse que qualquer proposta que ignore os direitos palestinos será "registrada na história como a fraude do século".

A maioria dos vazamentos sobre o conteúdo veio do lado israelense. Como resultado, eles enfatizaram o que Israel obteria, a fim de satisfazer a comunidade. Por exemplo, de acordo com o jornal Haaretz, o plano permitirá que o Estado judeu imponha soberania sobre a grande maioria dos assentamentos, e não apenas nos blocos de assentamentos – como foi proposto em planos de paz anteriores. Por outro lado, deverá incluir a evacuação de postos avançados não autorizados, que abrigam milhares de judeus.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSE