Mundo

OMS vê chance realista de parar novo coronavírus

Vírus recebeu o nome de "Covid-19" nesta terça-feira

Compartilhe:
11/02/2020 - 14h07min Corrigir

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou nesta terça-feira que há uma "chance realista de parar" a disseminação no mundo do novo coronavírus, a partir de agora oficialmente chamado "Covid-19"."Se investirmos agora, temos uma chance realista de interromper esta epidemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma conferência de imprensa em Genebra, na Suíça.

Tedros também deu deu mais detalhes sobre o nome atribuído ao coronavírus, que já deixou. Segundo ele, "Covid-19" foi escolhido por ser "fácil de pronunciar", mas sem referência "estigmatizante" a um país, ou população, em particular.

O diretor-geral explicou que "co" significa corona, "vi" é vírus, e que "d" foi escolhido por "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição (2019). Cerca de 400 cientistas de todo mundo iniciaram uma reunião de dois dias nesta terça-feira para intensificar a luta contra a doença.

Na abertura da conferência, Tedros descreveu a epidemia como "uma ameaça muito séria" para o mundo, exortando países e cientistas a intensificar os esforços e a coordenação para superá-la. Ele também observou que "os vírus pode ter consequências mais poderosas do que qualquer ato terrorista".

Mais de 42,6 mil pessoas foram infectadas na China continental e pelo menos 1.016 delas morreram. Fora da China continental, o vírus matou duas pessoas (uma nas Filipinas e uma em Hong Kong) e mais de 400 casos foram confirmados em cerca de 30 países e territórios. O chefe da OMS também expressou o medo de ver a epidemia se espalhar para países com meios de saúde frágeis. "Se o vírus entrar em um sistema de saúde mais fraco, pode causar caos", disse ele.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS