Geral

Após morte pelo "desafio da rasteira", especialistas alertam sobre os riscos da "brincadeira"

Relembre outros passatempos que também repercutiram na internet e causaram óbitos no Brasil e no mundo

Compartilhe:
13/02/2020 - 16h04min Corrigir

Uma brincadeira que, diga-se de passagem, de muito mau gosto, viralizou nos últimos dias nas redes sociais. O “desfio da rasteira” consiste em três pessoas pularem ao mesmo tempo e uma delas é derrubado por uma rasteira. É um passatempo antigo, mas que voltou à tona por conta de seu alto risco contra à vida.

Diversos especialistas vêm alertando os pais e as escolas que essa “brincadeira” pode acabar em tragédia. Pois, a pessoa que levar a rasteira, distraída, pode bater a cabeça, a cervical e/ou outras partes do corpo na hora da queda e sofrer graves ferimentos ou até mesmo vir a falecer.

A reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) fez uma pesquisa e relembra outros tipos de diversão que, assim como o “desafio da rasteira”, também podem causar danos e que os pais e educadores devem evitar das crianças e adolescentes reproduzirem em casa ou na escola.  

1 - Kylie Jenner:

Apesar de não ter causado vítimas fatais, o desafio ficou conhecido como Kylie Jenner porque as pessoas colocavam objetos na boca, como copos, parar provocar vácuo e inchar os lábios, ficando, assim, como os da influenciadora digital e empresária estadunidense de mesmo nome. Ficou bastante popular em 2015 e felizmente não teve vítimas fatais. Mas oferece riscos a quem o coloca em prática, como lesões e deformidades permanentes na boca.

Foto: Reprodução

2 - Prender a respiração:

Virou febre entre os jovens em 2016 e exigia que fosse presa a respiração ou usasse objetos que causassem asfixia até onde a pessoa fosse capaz de suportar. Também ganhou destaque de maneira trágica. Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, veio a falecer depois de jogar com amigos na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo.

3 - Desafio do desodorante:

Em 2018, foi a vez do “desafio do desodorante” viralizar entre a nova geração e invadir as redes sociais. A pessoa que topava a “brincadeira” tinha que espirrar desodorante diretamente na boca e segurar o ar. A morte que mais repercutiu na época foi a de uma menina de sete anos, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Adrielly Gonçalves teve uma parada cardíaca ao imitar o desafio que circulava nessa época.

Foto: Reprodução

4 - Roleta-russa humana:

Essa “brincadeira” nada mais é do que duas pessoas segurando uma outra e ambos tentam girá-la. A jovem Emanuela Medeiros, de 16 anos, moradora de Mossoró (RN) morreu em novembro de 2019 após cair e sofrer um traumatismo craniano enquanto brincava disso na escola.

5 - Birdbox Challenge:

Muita gente aderiu à #BirdBoxChallenge, depois do sucesso mundial do longa-metragem Bird Box, da Netflix. A hashtag se tornou muito popular na internet e mostrava pessoas que, assim como na história do filme, passavam a realizar tarefas com os olhos vendados. Uma referência à antiga brincadeira da cabra-cega. Apesar de aparentar ser inofensiva, poderia fazer com que as pessoas se machucassem ou até mesmo morressem por não verem o que estavam fazendo. A repercussão desse desafio foi tão grande que a própria Netflix teve que se pronunciar a respeito e pedir para que a população não se machucasse reproduzindo o passatempo.

Foto: Reprodução

 

Com informações do Portal R7

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ