Rural

Preço mínimo do arroz terá reajuste

Rio Grande do Sul teve uma alta de 8,75%, valor atualizado começa a valer neste mês
14/02/2020 - 11h46min Jornal Minuano Corrigir

O novo preço mínimo do arroz da safra 2019/2020 cultivado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina está em R$ 39,63, uma alta de 8,75% com relação ao valor anterior. Nas demais regiões do país e no Paraná, a correção foi de 10,04% e chega a R$ 47,55. Os valores foram levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e publicados no Diário Oficial em julho do ano passado, mas só começam a valer a partir deste mês, quando inicia a colheita do produto.

A abertura inclusive foi celebrada em evento, quarta-feira, no município gaúcho de Capão do Leão, com participação de diversos agentes ligados ao setor orizícola. No encontro, o gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, Sérgio dos Santos, ressaltou que o baixo estoque de passagem, a alta do dólar e outros fatores devem manter o cenário favorável ao produtor, mesmo com o auge da colheita em março.

No mesmo dia, o grupo reuniu-se na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, na qual foi avaliado o mercado atual da cultura. Segundo o gerente da Conab, na safra passada (2018/2019), o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas, volume acima das expectativas, o que resultou em um superávit na balança comercial de aproximadamente 323 mil toneladas. "Falta ainda o registro do mês de fevereiro para a consolidação dos dados de exportação da safra anterior", completou.

O preço estabelecido para o arroz é fruto da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), ferramenta utilizada para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, que atua como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
OLIDATA
PADARIA ESTRELA
RESTAURANTE COME COME
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +