Rural

Secretaria de Agricultura do Estado constrói açudes em Barão do Triunfo

Serão construídos 14 açudes no município através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural com recursos do Fundo de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul

Compartilhe:
15/02/2020 - 13h44min Assessoria Rodrigo Warlet Machado Corrigir

A construção de açudes através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural com recursos do Fundo de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul está em fase de execução, em Barão do Triunfo. O município integra o Lote que abrange também Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Tapes, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Tabaí. Em média, são construídos 10 açudes em cada município. 

O trabalho foi acompanhado nesta quinta-feira (13) por Rodrigo Warlet Machado, coordenador regional da deputada Silvana Covatti, Aníbal Ribar coordenador regional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS e pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Emater, Elias Kuck.

Através do programa as licenças ambientais ou suas dispensas são concedidas pela Secretaria aos produtores que aderirem. Além disso, o programa também realiza o georreferenciamento dos açudes das propriedades cadastradas. Ao todo, Barão do Triunfo foi contemplado com 14 açudes.

Conforme o engenheiro da Emater, açudes são fundamentais para o desenvolvimento no meio rural, garantindo aos produtores segurança para investir culturas. “A construção de açudes é uma resposta do governo a estiagem que afeta nossos produtores”, avalia o profissional.

De acordo com Machado, produtores são beneficiados com açudes para usos múltiplos, visando a manutenção no campo e o aumento da produção de pequenas propriedades rurais, além de segurança hídrica em períodos de estiagem. “Precisamos ter esse olhar voltado aos produtores, pois não há agricultura sem água”, afirma Machado, destacando que em média cada açude custaria R$ 8 mil, por meio do programa o produtor não paga nada.

Ainda segundo Machado, o programa deveria ter sido concluído no último ano, no entanto, as condições climáticas impediram a conclusão. Dessa forma, o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho prorrogou o empenho do programa para 2020 com o objetivo que o programa não fosse interrompido.

Programa na região

Os municípios de Camaquã, Chuvisca, Cristal, Arambaré, Cerro Grande do Sul e Dom Feliciano o integraram o Lote que foi concluído em 2019.

Conforme Machado, a Secretaria estuda a viabilidade de fazer nova etapa do programa na região, beneficiando mais produtores. 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAABBTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024