Cultura

Livreiro mais antigo do RS morre após cair de telhado da casa

Rui Gonçalves era dono da Livraria Palmarinca em Porto Alegre
17/02/2020 - 10h15min Jornal do Comércio Corrigir

O universo dos livreiros gaúchos perdeu um dos seus ícones. O dono da Livraria Palmarinca, Rui Gonçalves, morreu na noite desse domingo (16), após sofrer um acidente em casa. Gonçalves teria caído do telhado do sobrado onde fica a livraria, na rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O Samu chegou a ser chamado para atendimento, mas ele não teria resistido.

Em reportagem do Jornal do Comércio em 2014, o livreiro contou que se orgulhava da trajetória da livraria e mantinha na parede um recorte de jornal com a frase: "Nove entre dez intelectuais da cidade frequentam a Livraria Palmarinca". Nos últimos anos, ele preparava o filho Alexandre Gonçalves para assumir o negócio no número 281.

Em 2018, a história da Palmarinca, que tem quase 50 anos de operação, e da trajetória do seu fundador, foi contada em Livros, sentimentos, capitalismo e resistência, pelo pesquisador e professor da Unipampa Cesar Beras. O autor definiu a "pequena" livraria como de "esquerda e humanista" sob liderança de Rui Gonçalves.

"Ao longo do tempo, a Livraria Palmarinca tem se destacado por ser um espaço plural e agregador no campo das ideias, sendo ponto de encontro de intelectuais e local de compartilhamento da leitura", definiu o pesquisador.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
ELETRO CLIC
FICA EM CASA
SPEED CAR
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
JENIFER
ART MÓVEIS
RÁDIO SÃO JOSÉ
Petroman
GRÁFICA.COM
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +