Economia

Consultoria ajuda a levar diversidade para dentro das empresas

Sócias da 'Indique uma Preta' encontraram em uma rede de apoio de mulheres negras uma oportunidade de negócio

Compartilhe:
18/02/2020 - 10h15min Corrigir

Foi ajudando mulheres negras a entrar no mercado de trabalho de comunicação que as publicitárias Amanda Abreu (28), Daniele Mattos (26) e Verônica Dudiman (27) decidiram fundar, há seis meses, a Indique Uma Preta, uma consultoria voltada para promover mais diversidade dentro das empresas.

O foco delas é mudar a cultura organizacional dos negócios através de ações de conscientização sobre o racismo no Brasil e propostas para tornar o ambiente empresarial mais receptivo aos profissionais negros.

O repertório para montar a consultoria veio, além de suas trajetórias pessoais como mulheres pretas, formação acadêmica e experiência profissional, de uma mobilização em conjunto: o grupo Indique Uma Preta já existia muito antes de se tornar um negócio.

Em 2016, Daniele abriu um grupo em uma rede social com o objetivo de encontrar uma mulher negra para preencher uma vaga na agência de publicidade em que ela trabalhava.

“Quando a agência em que eu trabalhava lançava uma campanha com mulheres negras eu pensava: legal, mas cadê as pessoas negras comandando essa campanha? Há quatro anos, as discussões sobre racismo não tinham a densidade que têm hoje, mas eu sempre me questionava sobre essa repetição de padrões e sentia falta de referências na publicidade”, diz Daniele.
Apesar de divulgar a oportunidade na rede social, a vaga na agência acabou não sendo preenchida por uma mulher negra. Mas o grupo vingou e cresceu com a chegada da Amanda, da Verônica e de centenas de mulheres no mesmo ano. A rede virou um espaço de troca diária de indicação de vagas de emprego e dicas que vão desde montar um currículo até como se comportar em uma entrevista.

Mas foi somente em 2018 que elas saíram da internet. Desde então, elas passaram a organizar workshops e mentorias para alavancar a inserção das mulheres negras mercado de trabalho, além de palestras sobre saúde mental e autoestima da mulher preta.

Foi em abril de 2019, após um evento sobre o mercado de publicidade, que elas perceberam que poderiam transformar toda essa mobilização em um negócio.

“Decidimos fazer um evento grande sobre empregabilidade e comunicação. Abrimos 30 vagas e se inscreveram 435 meninas. Foi muito difícil fazer a seleção. Todas eram muito qualificadas, mas demos preferência para as mulheres que estavam foram do mercado por algum motivo e também para as mais velhas”, conta Amanda.

As selecionadas passaram um dia inteiro com mulheres que são referências do mercado publicitário brasileiro, trocando experiências e reciclando técnicas.

“Depois desse evento, muitas empresas começaram a nos procurar perguntando ‘onde estão as mulheres negras?’. Pedindo indicações. Eles não faziam ideia de onde encontrá-las, de como falar com elas, de como recrutar e desenvolvê-las. Mas nós sabíamos fazer tudo isso”, diz Daniele.

“Foi neste momento que a gente percebeu que aquilo que estávamos fazendo era um serviço nosso, que a gente poderia oferecer”, acrescenta Amanda.

Mas o foco da Indique hoje não é o recrutamento. Após atender as organizações, elas dão suporte na fase de contratação, postando vagas em rede social, por exemplo, mas a regra delas é indicar parceiros especialistas em recrutamento.

As três reforçam que o objetivo da consultoria é preparar as empresas para receber a população negra. Ou seja, conscientizar funcionários e líderes sobre o racismo existente no interior das organizações e nas relações cotidianas. Para isso, elas criam estratégias de comunicação interna, palestras e workshops de sensibilização.

“Muitas pessoas acham que é só contratar um funcionário negro do dia para a noite que você vai ter uma empresa com mais diversidade. Mas não é assim. As empresas precisam se preparar pra receber essas pessoas, saber como vão desenvolvê-las, se elas vão ter um plano de carreira. É preciso mudar toda uma cultura da organização ”, diz Verônica.
Além disso, elas explicam que expandir o leque e selecionar profissionais para além das faculdades de elites e do círculo social e econômico mais comum dos donos e chefes de empresas permite que as empresas ampliem o repertório e criem serviços e produtos mais próximos da realidade do país.

“A gente sempre explica para as empresas que, se elas contratam pessoas negras, periféricas, para cargos de criação e de decisão, elas têm muito mais chances de inovar, ao criar serviços e produtos mais compatíveis com a realidade das pessoas”, reforça Daniele.

"Em todo o processo da consultoria, nós orientamos os colaboradores sobre como fazer um recrutamento mais humano e olhar mais para o repertório da pessoa, para a vida dela, ao invés de ver só qual faculdade ela fez", acrescenta.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABB
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024