Geral

Volta às aulas também exige atenção especial aos animais de estimação

É aconselhável evitar deixar o cão sozinho no primeiro dia de retorno à rotina
18/02/2020 - 14h58min O Sul Corrigir

Famílias com crianças em idade escolar, além dos cuidados com a compra de material e horários no retorno às aulas, caso possuam animais de estimação, precisam organizar um trabalho de readaptação dos bichos à rotina.

Com certeza será reduzido o tempo de convívio com os pets em casa e, por isso, voltar aos passeios e brincadeiras anteriores ao período de férias é um primeiro passo. Sempre promover atividades conjuntas e, se possível, evitar deixar o cão ou o gato sozinhos no primeiro dia de retorno à velha rotina.

“Quem sabe comprar um brinquedo novo, que lhe distraia, diminua a ansiedade pela separação”, explica a veterinária Juliana Herpich, da Usav (Unidade de Saúde Animal Victória). Se o cão tem dificuldades em se adaptar, existem creches que podem acolhê-lo por algum período. Com isso, reduzem as possibilidades, inclusive, de mau comportamento dos pets, querendo chamar a atenção, saudosos da presença das crianças. Esses cuidados são igualmente válidos para tutores adultos quando retornam às atividades profissionais.

Consulta veterinária

Também é um bom período para organizar os documentos dos animais da casa, como as carteiras de vacinação, receituários e exames. A coordenadora de Saúde Animal da Usav, médica-veterinária Brunna Barni, explica que é importante agendar uma avaliação clínica. Férias fora de casa, por exemplo, podem trazer junto com a bagagem bernes e carrapatos. Por isso, verificar se a vermifugação e o tratamento contra pulgas está em dia, evita problemas futuros.

Vacinas

Embora o protocolo vacinal varie de acordo com o veterinário, é fundamental esse cuidado para uma boa saúde dos bichos de estimação. “Algumas raças, como o Pastor Alemão, por exemplo, necessitam uma quarta dose da polivalente”, explica Brunna.

Animais que permanecem em ambientes mais expostos também podem receber, a cada seis meses, reforço vacinal contra a leptospirose.

MAIS NOTÍCIAS

ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
RÁDIO SÃO JOSÉ
SUPER SÃO JOSÉ
SPEED CAR
ROGÉRIO CALÇADOS
Petroman
ADRIANO CONRADO
GRÁFICA.COM
JENIFER
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FICA EM CASA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +