Saúde

Sobe para cinco o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Uma criança permanece em observação no Rio Grande do Sul
18/02/2020 - 17h58min Corrigir

O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta terça-feira, que o Brasil possui cinco casos suspeitos de coronavírus, dois pacientes a mais ante o boletim do dia anterior. Destes, quatro pacientes em observação estão no estado de São Paulo, que também reúne 20 dos 45 casos suspeitos descartados de Covid-19. O país não possui nenhum caso confirmado de coronavírus até o momento.

Já o quinto caso suspeito está localizado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e trata-se de uma criança de dois anos de idade. Ela está sendo acompanhada pelo hospital local desde 12 de fevereiro. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a amostra de material coletada da criança deu negativa para os vírus comuns e, agora, uma nova amostra está sendo testada para o coronavírus. Todos os pacientes suspeitos têm histórico recente de viagens à China. No entanto, nenhum deles esteve em Wuhan – epicentro da epidemia que iniciou em janeiro.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje por Gabbardo, uma amostra está em trânsito para o Lacen e outras três estão sendo processadas no Centro Nacional de Influenza (NIC) para investigação de vírus respiratórios comuns. Das amostras descartas até o momento (45), oito delas deram positivo para o vírus da Influenza B, 11 para o Influenza A e o restante divididos em menores quantidades para demais vírus. 

O perfil epidemiológico dos casos em observação é de 60% masculino e 40% feminino (3 homens e duas mulheres) com idade mediana de 31 anos (sendo um deles uma criança). O Ministério da Saúde destacou que manterá a mobilização no combate ao vírus até a chegada do inverno, independente de haver futuramente casos confirmados.

Desde o dia 28 de janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul contabilizou 16 notificações suspeitas por coronavírus no Estado, sendo 15 deles já descartados ou excluídos – por não se encaixarem no critério de suspeição. Entre os suspeitos, apenas um caso precisou de internação, sendo adotada medida de isolamento hospitalar, e o restante dos casos suspeitos foi recomendado o isolamento domiciliar.

O balanço mais recente divulgado pelo governo chinês aponta que o país asiático já registrou 1,8 mil mortes por coronavírus. Só na China Continel, foram contabilizadas, nessa segunda-feira, 98 novas mortes na província de Hubei. 

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FICA EM CASA
GRÁFICA.COM
RÁDIO SÃO JOSÉ
SPEED CAR
JENIFER
Petroman
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +