Saúde

Hospital de Clínicas retoma partos e cirurgias suspensos após foco de incêndio

Fogo atingiu equipamento no Centro de Material Esterilizado do Hospital de Clínicas

Compartilhe:
23/02/2020 - 11h29min Jornal do Comércio Corrigir

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comunicou na manhã deste sábado (22) que um princípio de incêndio foi registrado na noite essa sexta-feira (21). Com o incidente, o hospital teve de suspender cirurgias e partos, que foram retomados em pacientes internados no começo da noite deste sábado.

Os bombeiros foram ao local para verificar a ocorrência e chegaram a bloquear as atividades na área afetada para verificar os estragos e riscos.

Segundo a nota, "o equipamento atingido pelo fogo fica no Centro de Material Esterilizado, área responsável pelo preparo dos materiais usados em todos os procedimentos cirúrgicos do hospital".

O centro fica no 13º andar do hospital. O fogo foi em uma máquina lavadora de equipamentos usados em cirurgias. O acesso ao centro foi liberado pelos bombeiros no fim da tarde. Com isso, as equipes puderam retomar as tarefas de esterilização. Apenas a máquina que teve o sinistro continua interditada.

Em nota no começo da noite, o HCPA informou que a esterilização de materiais possibilitou a retomada de cirurgias de emergência em pacientes da internação, emergência, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e Centro Obstétrico.

"No domingo pela manhã, a direção da instituição deve avaliar a possibilidade de receber novos casos na emergência obstétrica", diz a nota.

A suspensão temporária de procedimentos, segundo o HCPA, serviu para evitar que novos pacientes chegassem à instituição e para priorizar os casos já internados. Em fins de semana, a maior demanda é de situações de emergência, esclareceu a assessoria do HCPA.

Não foram dados detalhes de danos e o que teria causado o sinistro. A apuração das causas deve ser feita a partir de segunda-feira (24), pela área de engenharia do hospital, segundo a assessoria.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AABBCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR