Obituário

Morre Katherine Johnson, pioneira da Nasa retratada no filme "Estrelas Além do Tempo"

Matemática e outras duas cientistas negras possibilitaram cálculo para missões espaciais, como a Apollo 11
24/02/2020 - 15h20min Corrigir

Katherine Johnson, matemática pioneira da Nasa cuja vida foi retratada no filme "Estrelas Além do Tempo" morreu nesta segunda-feira aos 101, segundo comunicado da agência espacial. Os cálculos de Johnson ajudaram a levar o primeiro homem à Lua em 1969, embora ela fosse pouco conhecida até o longa indicado ao Oscar em 2017 contar a sua história e de outras duas cientistas negras que trabalhavam para a NASA.

"Ela era uma heroína norte-americana e o seu principal legado nunca será esquecido", disse Jim Bridenstine, gerente-geral da agência espacial, elogiando "sua coragem e o marco que não teríamos conseguido chegar sem ela". Johnson e uma colega foram as primeiras a calcular os parâmetros do voo suborbital, em 1961, do astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a chegar ao espaço.

Os seus talentos matemáticos foram essenciais para determinar a trajetória do voo da Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à lua em 1969. Em 2015, o ex-presidente dos EUA Barack Obama entregou a Johnson a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil daquele país.

Dois anos depois, Johnson - aos 98 anos - participou da cerimônia do Oscar, em 2017, quando o longa foi indicado ao prêmio, e ao subir ao palco foi enormemente aplaudida.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Petroman
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ROGÉRIO CALÇADOS
GRÁFICA.COM
OLIDATA
ADRIANO CONRADO
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
RÁDIO SÃO JOSÉ
JENIFER
ELETRO CLIC
SPEED CAR
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
FICA EM CASA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +