Obituário

Morre Katherine Johnson, pioneira da Nasa retratada no filme "Estrelas Além do Tempo"

Matemática e outras duas cientistas negras possibilitaram cálculo para missões espaciais, como a Apollo 11

Compartilhe:
24/02/2020 - 15h20min Corrigir

Katherine Johnson, matemática pioneira da Nasa cuja vida foi retratada no filme "Estrelas Além do Tempo" morreu nesta segunda-feira aos 101, segundo comunicado da agência espacial. Os cálculos de Johnson ajudaram a levar o primeiro homem à Lua em 1969, embora ela fosse pouco conhecida até o longa indicado ao Oscar em 2017 contar a sua história e de outras duas cientistas negras que trabalhavam para a NASA.

"Ela era uma heroína norte-americana e o seu principal legado nunca será esquecido", disse Jim Bridenstine, gerente-geral da agência espacial, elogiando "sua coragem e o marco que não teríamos conseguido chegar sem ela". Johnson e uma colega foram as primeiras a calcular os parâmetros do voo suborbital, em 1961, do astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a chegar ao espaço.

Os seus talentos matemáticos foram essenciais para determinar a trajetória do voo da Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à lua em 1969. Em 2015, o ex-presidente dos EUA Barack Obama entregou a Johnson a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil daquele país.

Dois anos depois, Johnson - aos 98 anos - participou da cerimônia do Oscar, em 2017, quando o longa foi indicado ao prêmio, e ao subir ao palco foi enormemente aplaudida.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET