Geral

Pelotas realiza cadastro de doadores de medula óssea nesta quinta-feira

Quem quiser se tornar um doador, precisa levar um documento com foto até o Shopping Pelotas, das 10h às 18h30, na loja 117

Compartilhe:
26/02/2020 - 09h47min Corrigir

Nesta quinta-feira (27), o município de Pelotas, no Sul do Estado, estará realizando uma ação do bem. O Hemocentro da cidade (HEMOPEL) promoverá um dia de cadastramento para doadores de medula óssea. Será no Shopping Pelotas, das 10h às 18h30min, na loja 117. O objetivo da ação é incentivar a doação de medula óssea, sendo essa, uma das principais formas de combate à leucemia, doença cancerígena que atinge as células sanguíneas.

Para fazer o cadastro, é necessário levar documento com foto. Os dados das pessoas que se cadastrarem serão inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Saiba como se tornar um doador:

Quem quiser doar, precisa ter de 18 a 55 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ser portador de câncer, doenças hematológicas (no sangue) ou no sistema imunológico.

Além de preencher o formulário, que está disponível em todos os hemocentros, também é necessário coletar 5 ml de sangue para fins de teste de compatibilidade. Quando houver um paciente que seja compatível, o possível doador será contatado para saber se doará ou não. De acordo com o Ministério da Saúde, a média para encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil.

O resultado é comparado com o do paciente que necessita da doação. Depois disso, o doador compatível e que se dispôs a doar, é chamado para exames complementares.

Ele é submetido a uma anestesia local ou regional na lombar e fica internado durante um dia. Os médicos fazem punções para a retirada de parte da medula localizada na área interior dos ossos da bacia. Esse procedimento dura em torno de 1h30 e a medula óssea do doador se recompõe em até 15 dias.

Com informações do jornal Correio do Povo

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
AABBCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)