Cultura

FOTOS E VÍDEO: sinaleira histórica é recolocada na Esquina Democrática de Camaquã na manhã de hoje

Após quase 70 dias sendo restaurado, marco histórico e turístico do município volta ao seu local de origem, depois de ser danificado em uma colisão em dezembro do ano passado

Compartilhe:
27/02/2020 - 09h28min Corrigir

Por fim, um marco histórico e turístico do município de Camaquã volta ao seu lugar de origem, depois de um acidente que o danificou, em dezembro do ano passado. Na manhã desta quinta-feira (27), a sinaleira da Esquina Democrática foi recolocada bem no cruzamento das ruas Olavo Moraes e Presidente Vargas, no centro da cidade. O serviço teve início às 9h e o trânsito ficou bloqueado nas vias e entre as ruas Júlio de Castilhos e Presidente Vargas, como também a Rua Presidente Vargas, no trecho entre a Marechal Floriano e Olavo Moraes, conforme noticiamos ontem (26). O fluxo só será liberado quando os trabalhos forem encerrados, por volta do meio-dia.

Leia também: Três pessoas ficam feridas após colisão em sinaleira histórica de Camaquã

A equipe de reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) esteve no momento em que a sinaleira estava sendo recolocada, após quase 70 dias em restauração. Assista à live no Facebook.

Em enquete promovida pelo BJ logo após o acidente, 84% dos camaquenses votaram pela permanência da sinaleira no local. Porém, por ser um patrimônio histórico tomado pelo município, ela deve ficar em seu local habitual e em funcionamento, de acordo com o secretário de trânsito de Camaquã, Carlos Guaspari. Ainda segundo ele, "é um sentimento bom de emoção, pois quando aconteceu a fatalidade, mexeu com a emoção do povo camaquense. Muito feliz em participar deste momento. O apelo, agora, para comunidade, é ter mais empatia no trânsito e que cuide de um patrimônio que é nosso, referência em nível estadual".

Veja: Em enquete, 84% dos participantes afirmam que sinaleira histórica deve permanecer na Esquina Democrática

A empresa responsável pela restauração da sinaleira foi a Ferraria do Colono, que postou em sua página nas redes sociais, na tarde de ontem (26), fotos dela já pronta.

O pai de um dos três jovens envolvidos na colisão do último dia 22 de dezembro, Rubin Klug, se colocou à disposição para arcar com as despesas da restauração. O acordo foi firmado junto à Prefeitura Municipal.

De acordo com a empresa camaquense, "foram longos dias de dedicação e pesquisa para que a mesma (sinaleira) se aproximasse da sua originalidade".

O semáforo foi um presente do governo francês para Camaquã, no ano de 1953, sendoo único do modelo no Brasil e um dos quatro ainda encontrados no mundo.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE