Saúde

Rio Grande do Sul tem 21 casos suspeitos de Coronavírus, segundo a Secretaria da Saúde

No Brasil, ao todo, são 132 casos suspeitos, confirma o Ministério da Saúde. Um é confirmado

Compartilhe:
27/02/2020 - 23h22min Corrigir

O balanço epidemiológico divulgado, nesta quinta-feira (27), pelo Ministério da Saúde aponta que o Brasil permanece com apenas um caso confirmado de coronavírus, identificado na véspera no estado de São Paulo. Entretanto, o secretário executivo, João Gabbardo, que apresentou os dados durante a coletiva, afirmou que o país possui "pelo menos 300 casos suspeitos da doença".

Nos dados oficiais, Gabbardo apresentou o balanço de 132 casos suspeitos confirmados até o meio-dia desta quinta, acrescidos de outros 213 que ainda passam por avaliação para enquadramento dos critérios da pasta. Dos 132 casos apresentados, 121 viajaram recentemente para algum dos 16 países que constam na lista de definições para o quadro. Três tiveram contato com casos já confirmados de coronavírus e outros oito mantiveram contato com pacientes suspeitos de vírus. 

O secretário executivo do Ministério da Saúde ainda destacou que do total dos casos suspeitos apresentados, dois deles apresentaram resultado negativo ao primeiro exame clínico, que é testado ao painel de vírus comuns. Agora, eles serão testados para exames específicos do vírus coronavírus. Os demais 130 pacientes suspeitos da doença serão suas amostras recém testadas no primeiro exame do protocolo clínico. O número de casos suspeitos descartados até o momento é de 60 pacientes, quantidade que permaneceu estacionada nos últimos dias. 

Rio Grande do Sul

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) divulgou, na tarde desta quinta-feira, o boletim atualizado acerca da propagação do Covid-19. Segundo a pasta, até o momento, o Estado possui 21 casos suspeitos da doença. Entretanto, o Ministério da Saúde divulgou, também nesta quinta, que o RS teria 24 quadros suspeitos – três a mais do que a SES apontou. 

A Secretaria do Estado apontou uma possível falha nos cálculos do governo federal. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde que disse que esclarecimentos sobre a possível contagem só serão feitos nesta sexta-feira, quando uma nova atualização do boletim será divulgada.  

Balanço global

A Organização Mundial de Saúde contabilizou, até o momento, o total de 81,1 mil casos confirmados de coronavírus espalhados por 37 países do mundo, sendo 78,1 mil deles só na China. Destes, quatro deles foram incluídos no balanço apenas nas últimas 24 horas. O número de óbitos no balanço mundial é de 2,7 mil. A província de Hubei, epicentro do vírus, reúne 83% dos casos concentrados do país asiático.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES