Saúde

Secretaria de Saúde investiga 21 casos suspeitos de coronavírus no RS

Casos estão distribuídos em sete municípios do estado

Compartilhe:
28/02/2020 - 13h49min Corrigir

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 21 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. A informação foi dada em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (27).

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

 

 

Segundo a secretaria, os casos investigados são de pessoas que viajaram para países da Europa com circulação do vírus e que no retorno ao Brasil apresentaram febre e sintomas respiratórios.

Dos 21 suspeitos, apenas dois necessitaram de internação hospitalar para observação, em Santa Maria e Passo Fundo, mas os casos não são graves. Os demais foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar durante o tratamento.

Todos os casos se enquadram no novo critério de definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde, que também enquadrou dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

Na última sexta (21), a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Ainda de acordo com a secretaria, três pessoas de Porto Alegre tiveram contato com o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. Elas já foram contatadas, não apresentaram sintomas e não fazem parte da lista dos suspeitos.

Segundo a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o governo do estado está desenvolvendo em parceria com os municípios diversas ações de contenção e prevenção. "O cenário muda praticamente a cada 24 horas, então temos feito revisões periódicas para atualizar os planos de contingência", diz.

Também estão sendo trabalhados, de acordo com a secretária, os fluxos de acesso da população para os órgãos de saúde em casos suspeitos. "Orientamos os municípios para que fizessem isso".

Antecipação da campanha de vacinação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (27), também durante coletiva de imprensa, a antecipação da campanha de vacinação para o dia 23 de março.

Segundo o órgão, a antecipação se dá por dois motivos: facilitar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul disse que ainda não recebeu o cronograma oficial da campanha e por isso não sabe quantas doses serão disponibilizadas e quando chegarão ao estado. A vacinação pode ser dividida em grupos prioritários ou não, dependendo do cronograma.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES