Geral

Tempo seco e quente predominam nesta terça-feira

Mesmo com estiagem que assola a região, representantes governamentais de Camaquã falam que não há perigo de haver decreto de restrição do abastecimento público. Mas orientam aos camaquenses que utilizem do bem natural sem desperdiçá-lo

Compartilhe:
02/03/2020 - 22h29min Atualizada em 02/03/2020 - 22h32min Corrigir

O sol predominou em grande parte da segunda-feira (2) na região de Camaquã. Apenas quem acordou cedo, presenciou uma pancada de chuva isolada e de fraca intensidade por volta das 7 horas. No decorrer do dia, o sol brilhou forte, com temperaturas variando dos 19ºC aos 29ºC. Os ventos sopraram ao leste, com velocidade de 21 km por hora. O sol nasceu às 6h18 e se pôs às 18h56.

Nesta terça-feira (3), a situação climática não muda muito. O tempo segue firme, sem previsão de chuva para a região da capital do arroz parboilizado. Os termômetros começam o dia marcando 18ºC e, no passar das horas, sobem para 29ºC. Cuidado para a umidade relativa do ar, que estará abaixo dos 30% em grande parte do solo gaúcho. Se hidrate bastante e passe protetor solar, pois o índice ultravioleta, com a umidade baixa, tende a ficar mais alto.

Estiagem

A falta de chuva na Região Sul do Estado preocupa os agricultores de Camaquã e municípios vizinhos, que vêm perdendo bastante no lado financeiro, por conta da seca. Até o momento, o Governo do RS homologou apenas o decreto de situação de emergência de São Lourenço do Sul. Tal medida facilita para o recebimento de apoio governamental para os municípios atingidos pela estiagem. 

Camaquã ainda necessita do reconhecimento do decreto por parte da União. Porém, a deliberação já havia sido emitida no último dia 3 de janeiro, pelo então prefeito em exercício, Jair Martins.

De acordo com a última medição dos níveis de água da Barragem do Arroio Duro, publicada hoje (2) no site da Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD), a acumulação foi de apenas 17%. A nivelação atual da represa está em 44, 74 m, cerca de 4m acima do nível mínimo comportado, que é de 40, 28 m. A autonomia do abastecimento em Camaquã é de 1.933 dias.

Mesmo com esses baixos índices, os especialistas e representantes governamentais do município falam que ainda não há motivos para desespero. Segundo eles, os volumes do reservatório ainda são expressivos. O controle do abastecimento só está afetando a irrigação de lavouras. A água disponibilizada para o consumo da população não foi afetada.

Porém, embora não havendo risco de decreto para restrição do abastecimento público, é orientado aos camaquenses que façam uso do bem natural de forma consciente e sem desperdício.

Com informções da Somar Meteorologia, Gaúcha ZH e AUD

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE