Geral

Chuvisca e outros municípios da região receberão a abertura de poços artesianos devido à estiagem

Municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano devem receber as equipes nos próximos dias. Camaquã irá receber o serviço quando a Situação de Emergência for homologada pela União, o que deve ocorrer em breve

Compartilhe:
05/03/2020 - 15h19min Assessoria Rodrigo Warlet Machado Corrigir

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado confirmou nesta quinta-feira (05) a abertura de poços artesianos nos municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano. A informação havia sido dada ao coordenador regional do gabinete da deputada estadual Silvana Covatti, Rodrigo Warlet Machado na última terça-feira (03), em Porto Alegre, após ser demandado por lideranças da região, por moradores da localidade da Pacheca, e pelo vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) que foi procurado por moradores da localidade de Figueira Marcada.

A medida deve garantir mais segurança hídrica as comunidades em períodos de estiagem, garantindo água de qualidade. A Secretaria de Agricultura do Estado forneceu um geólogo que apontou o melhor local para instalação dos poços, além do fornecimento da licenciamento ambiental. Além disso, o Estado cede a máquina perfuratriz e equipe técnica que irá realizar o trabalho. Já os municípios serão responsáveis pela instalação da rede hídrica, caixas d’água e manutenção.

O primeiro município que irá receber o serviço é Chuvisca, seguido por Cristal e Dom Feliciano, pois estes possuem prioridade no atendimento, já que contam com Decreto de Situação de Emergência reconhecido pelo Estado e União. O município de Camaquã também faz parte do Lote 15, que integra os municípios da região, no entanto, a Situação de Emergência ainda não foi reconhecida pela União. A homologação deve ocorrer nos próximos dias, e assim que ocorrer, será inserido no cronograma da Secretaria.

“Garantir água para as famílias é uma preocupação nossa e do secretário Covatti Filho, pois não há agricultura e vida no campo sem água”, afirma Machado, destacando que a Secretaria garantiu que as máquinas chegam à região em até 15 dias.

Camaquã

As tratativas para abertura de poços nas localidades de Figueira Marcada, Esquina da Pacheca e Pacheca, em Camaquã, teve início em outubro de 2019, quando uma comitiva do município entregou ao secretário Covatti Filho o pedido para abertura de poços.

Segundo Machado, os problemas provocados pela estiagem são preocupantes, e a abertura dos poços é uma medida para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores de áreas rurais. “O Estado já homologou o Decreto de Situação de Emergência, faltando apenas o da União, que deve ocorrer nos próximos dias. Como as máquinas estão na região, assim que for reconhecido no âmbito Federal, o município entrará como prioritário para receber o serviço”, explica o coordenador.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE