Geral

Chuvisca e outros municípios da região receberão a abertura de poços artesianos devido à estiagem

Municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano devem receber as equipes nos próximos dias. Camaquã irá receber o serviço quando a Situação de Emergência for homologada pela União, o que deve ocorrer em breve
05/03/2020 - 15h19min Assessoria Rodrigo Warlet Machado Corrigir

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado confirmou nesta quinta-feira (05) a abertura de poços artesianos nos municípios de Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano. A informação havia sido dada ao coordenador regional do gabinete da deputada estadual Silvana Covatti, Rodrigo Warlet Machado na última terça-feira (03), em Porto Alegre, após ser demandado por lideranças da região, por moradores da localidade da Pacheca, e pelo vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) que foi procurado por moradores da localidade de Figueira Marcada.

A medida deve garantir mais segurança hídrica as comunidades em períodos de estiagem, garantindo água de qualidade. A Secretaria de Agricultura do Estado forneceu um geólogo que apontou o melhor local para instalação dos poços, além do fornecimento da licenciamento ambiental. Além disso, o Estado cede a máquina perfuratriz e equipe técnica que irá realizar o trabalho. Já os municípios serão responsáveis pela instalação da rede hídrica, caixas d’água e manutenção.

O primeiro município que irá receber o serviço é Chuvisca, seguido por Cristal e Dom Feliciano, pois estes possuem prioridade no atendimento, já que contam com Decreto de Situação de Emergência reconhecido pelo Estado e União. O município de Camaquã também faz parte do Lote 15, que integra os municípios da região, no entanto, a Situação de Emergência ainda não foi reconhecida pela União. A homologação deve ocorrer nos próximos dias, e assim que ocorrer, será inserido no cronograma da Secretaria.

“Garantir água para as famílias é uma preocupação nossa e do secretário Covatti Filho, pois não há agricultura e vida no campo sem água”, afirma Machado, destacando que a Secretaria garantiu que as máquinas chegam à região em até 15 dias.

Camaquã

As tratativas para abertura de poços nas localidades de Figueira Marcada, Esquina da Pacheca e Pacheca, em Camaquã, teve início em outubro de 2019, quando uma comitiva do município entregou ao secretário Covatti Filho o pedido para abertura de poços.

Segundo Machado, os problemas provocados pela estiagem são preocupantes, e a abertura dos poços é uma medida para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores de áreas rurais. “O Estado já homologou o Decreto de Situação de Emergência, faltando apenas o da União, que deve ocorrer nos próximos dias. Como as máquinas estão na região, assim que for reconhecido no âmbito Federal, o município entrará como prioritário para receber o serviço”, explica o coordenador.

MAIS NOTÍCIAS

GRUPO WHATSAPP
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
BRICK DO TOMAZ
Petroman
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
ART MÓVEIS
RÁDIO SÃO JOSÉ
GRÁFICA.COM
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +