Saúde

Prefeitura de Camaquã realiza entrega oficial de UTI móvel avançada do Samu

A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), na UPA do município, e contou com várias autoridades, dentre elas, a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann
06/03/2020 - 15h12min Corrigir

O Poder Executivo de Camaquã realizou a entrega oficial para a comunidade da nova ambulância avançada do Samu, na tarde desta sexta-feira (6). A cerimônia aconteceu nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que fica no bairro Viégas, e contou com diversas autoridades, dentre elas, a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Durante o evento, ainda teve a entrega do Castramóvel, adquirido por intermédio da vereadora Ivana de Paula (PSD), que atenderá os serviços de castrações de animais, e de um veículo para o Conselho Tutelar, conquistado pelo gabinete vereador Vinícios Araújo (MDB).

Também esteve presente na solenidade o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Pereira Dias, que conversou com a equipe de reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) e destacou a importância da aquisição do veículo para a população. “Desde 2014 não tínhamos mais o serviço de Unidade de Transporte Intensivo disponível em Camaquã. Recebemos das mãos da secretária Arita Bergmann, mas não se caracteriza apenas em uma ambulância. É um serviço que vai possibilitar para comunidade camaquense vagas na alta complexidade para nossos pacientes”, salientou Dias.

A partir de agora, em casos graves, nos quais o paciente necessite ser removido para um hospital mais especializado, será preciso apenas acionar esta ambulância. Antes, o doente teria que passar, primeiro, por atendimento no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).

O secretário publicou uma nota nas redes sociais comemorando o ganho em meados de fevereiro, além de parabenizar a mobilização dos prefeitos e Secretários de Saúde da região, juntamente com a secretária Arita Bergmann, para a aquisição da UTI avançada. Segundo ele, quem ganha com isso é a própria comunidade.

Camaquã contava apenas com Unidades de Suporte Básico, que atendem casos de menor complexidade e com equipamento básico de suporte. Com este novo serviço, o risco de morte em casos de complicações cardíacas pode ser reduzido em até 20%, de acordo com informações do secretário da Saúde.

A ambulância, que veio de Sorocaba, em São Paulo, vai suprir às necessidades do serviço de saúde pública do município e de mais seis outros da região, sendo eles: ArambaréTapesCerro Grande do SulSertão Santana, Sentinela do Sul e Chuvisca. “É com muita satisfação que entregamos, hoje, mais esse serviço para a comunidade de Camaquã e que é de suma importância para atender aos pacientes de média e alta complexidade do município e região”, completou o secretário.

Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann. Édio Wenzke / Blog do Juares

Fotos: Édio Wenzke / Blog do Juares

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
GRUPO WHATSAPP
LAVAGEM FERNANDES
RÁDIO SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +