Entretenimento

Globo suspende gravações de novelas e programas de entretenimento semanais como medida de prevenção do coronavírus

Folhetins serão substituídos por reprises e atrações matutinas e vespertinas darão espaço para cerca de 11 horas de programação jornalística em torno da pandemia

Compartilhe:
17/03/2020 - 09h19min Corrigir

As medidas preventivas para conter o alastramento da pandemia da covid-19 atingiram até mesmo o setor de entretenimento da maior emissora de televisão de canal aberto do Brasil, a Rede Globo.

Após o programa Domingão do Faustão ter ido ao ar sem plateia no último domingo (15), pela primeira vez em sua trajetória de 31 anos no ar, nessa segunda-feira (16), a emissora emitiu uma nota que foi veiculada no encerramento do Jornal Nacional sobre as medidas que adotou para prevenir que o vírus atinja seus funcionários.

A maior delas foi a suspensão das gravações das três principais novelas de sua grade: Amor de Mãe, das 21 horas, Salve-se Quem Puder, das 19 horas, e Nos Tempos do Imperador, a substituta de Éramos Seis, das 18 horas, que termina no próximo dia 27. Malhação – Toda Forma de Amar terá sua temporada encurtada para abril (terminaria em maio) e a estreia da próxima fase foi adiada por tempo indeterminado, assim como a nova atração das seis, que começaria no dia 30.

Amor de Mãe encerra sua primeira fase já neste sábado (21), com o clímax da trama voltado para a descoberta do paradeiro de Domênico, filho perdido de Lurdes (Regina Casé), que é Danilo (Chay Suede), adotado por Thelma (Adriana Esteves). Em seu lugar, entrará uma versão compacta de Fina Estampa, trama escrita por Aguinaldo Silva em 2011, e estrelada por Lilia Cabral e Christiane Torloni.

Salve-se Quem Puder segue até o sábado (28) e, posteriormente, entra no horário do folhetim de Daniel Ortiz a reprise de Totalmente Demais (2016), escrita pela dupla Rosane Svartman e Paulo Halm. Encabeçaram o elenco os atores Fábio Assunção, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e Felipe Simas.

Éramos Seis terá seu fim dentro do prazo previsto, uma vez que já estava na reta final e as gravações já haviam sido concluídas na semana passada. Enquanto Nos Tempos do Imperador não entra no ar, uma versão diminuída de Novo Mundo (2017), dita como a primeira parte da trama, que também foi escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

No lugar de Malhação – Toda Forma de Amar, que segue com suas gravações normalmente para que se encerre no fim de abril, entra Malhação – Viva a Diferença (2017/2018), a 25ª temporada da novelinha adolescente. As filmagens da próxima temporada só retornarão após a situação do coronavírus estiver tranquilizada no país, assim como as das demais tramas globais.

Os programas de entretenimento também sofrerão alterações para que se tenha mais espaço ao jornalismo a fim de informar e sanar todas as dúvidas da população sobre o novo vírus. Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Se Joga foram suspensos por tempo indeterminado. Os jogos da Copa do Brasil e Copa Libertadores também foram adiados. Com isso, o Globo Esporte também sairá do ar e no lugar das transmissões das partidas de quarta-feira, entrarão filmes na grade.

Tais decisões ampliam a duração dos telejornais da Globo, que chegará a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4 horas às 15 horas. "Assim como o chamado distanciamento social — evitar contato físico —, a informação é uma das mais poderosas armas contra o vírus. E o jornalismo da Globo dará a sua contribuição", disse o comunicado.

Leia a nota da Rede Globo na íntegra:

“A Globo está acompanhando os desdobramentos do Covid-19 e tomando medidas que possam contribuir para conter o avanço desta pandemia. A empresa tem consciência da importância do seu conteúdo para levar diversão e, sobretudo neste momento, informação para os brasileiros que estarão cada vez mais em casa nos próximos dias. Levando em conta a segurança das suas equipes e este compromisso da Globo com a sociedade, várias decisões foram tomadas e algumas delas o público verá refletidas na sua relação com os conteúdos de jornalismo, esporte e entretenimento, em todos os canais Globo de TV por assinatura, Globoplay e TV Globo. No caso da TV aberta, que chega a quase 200 milhões de brasileiros, Globo vai aumentar muito a presença do jornalismo, chegando a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4h da manhã às 03h da tarde. Com isso, alguns programas terão a sua exibição suspensa. As novelas da Globo terão suas gravações paralisadas, o que vai comprometer suas exibições. Algumas terão seus finais antecipados e outras terão que ser interrompidas mesmo. Por que faremos isso? Porque evitar o contato físico é fundamental na estratégia da sociedade para conter a expansão do vírus. E não há novelas sem abraços, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança. Interrompendo as gravações, protegemos nossos talentos e, ao mesmo tempo, a sociedade: evitando o contágio aqui, evitamos que ele se espalhe lá fora. O nosso primeiro compromisso é com a saúde de nossos colaboradores e do público. O jornalismo continuará atuando, e cada vez mais. Porque é possível fazer jornalismo mitigando os riscos, evitando contatos físicos e redobrando medidas de higiene. Assim como o chamado distanciamento social - evitar contato físico -, a informação é uma das mais poderosas armas contra o vírus. E o jornalismo da Globo dará a sua contribuição. Para garantir diversão nessa situação que vivemos, quando as pessoas estarão mais tempo em casa, vamos exibir grandes sucessos recentes da Globo em uma edição compacta. 'Malhação: Viva a Diferença', 'Novo Mundo', 'Totalmente Demais' e 'Fina Estampa' vão voltar a fazer parte do dia a dia do público. A Globo traçará estratégias específicas para cada momento e divulgará de forma transparente todas as decisões tomadas. Levando em conta sempre os interesses e as necessidades do seu público, dos seus colaboradores e dos seus parceiros comerciais.”

Com informações do GShow

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE