Saúde

Prefeituras de Pelotas e Canguçu registram casos suspeitos de coronavírus

Ao total, são 18 casos, sendo 16 vindos de Pelotas e dois de Canguçu, conforme dados oficiais

Compartilhe:
19/03/2020 - 09h11min Corrigir

Até a tarde dessa quarta-feira (18), o município de Pelotas contabilizava 16 casos suspeitos de covid-19, enquanto o município de Canguçu registrava duas suspeitas do novo vírus. Ambos ficam localizados na Zona Sul do Estado.

Em Canguçu, que possui cerca de 14 mil habitantes, a Secretaria Municipal de Saúde já coletou as amostras dos pacientes suspeitos e encaminhará para o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) para serem analisadas. Um dos suspeitos teria viajado em um cruzeiro pelo litoral de São Paulo e o outro também teria estado em território paulista, mas a trabalho. Ambos estão em isolamento domiciliar, como manda o protocolo, e o quadro de saúde é estável. Nenhum deles teve contato com mais pessoas, tendo notificado os órgãos de saúde do município assim que regressaram e apresentaram os sintomas. Os decretos destes casos suspeitos em Canguçu tiveram diferença de menos de 1 hora.

Já em Pelotas, maior município da Região Sul do Estado, com mais de 340 mil habitantes, a prefeitura ainda investiga 16 casos suspeitos, mas sem nenhum confirmado até o momento. Às 16 horas de ontem (18), eram 19, porém, três desses já foram descartados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, dentre todos esses, eram 11 mulheres e 8 homens com idades variando de 8 a 64 anos, todos com históricos de viagem para o exterior ou em território nacional. Países como Itália, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e Portugal e Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal estão entre as rotas dos pacientes com suspeita de covid-19.

Entenda mais sobre o processo de coleta de material através desta nota emitida pela Prefeitura de Pelotas:

Existe uma equipe volante que, após ser avisada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o paciente procurou atendimento, vai à casa da pessoa com suspeita para fazer a coleta. É bom reforçar que isso só ocorre quando se tem certeza da suspeita e não quer dizer que o usuário esteja com coronavírus.

A Vigilância reforça que ao receber a equipe para a realização do exame, a pessoa também é orientada a permanecer em isolamento domiciliar. Ela recebe várias orientações sobre como proceder e as medidas preventivas a serem adotadas, assinando um documento em que deixa claro que está ciente de que ela é uma suspeita de coronavírus e não que tem a doença.

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado para realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. Os laudos do Lacen/RS demoram cerca de 48 horas para ficarem prontos.

Com informações do portal de notícias Canguçu Online e Prefeitura de Pelotas

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES