Saúde

Vacina contra a gripe pelo SUS será aplicada em farmácias de Porto Alegre em idosos

Objetivo é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavírus. Vacinação será oferecida em 76 pontos da Capital. Campanha começa nesta segunda (23)

Compartilhe:
20/03/2020 - 15h54min Corrigir

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na quinta-feira (19) que as vacinas contra a gripe nos idosos serão aplicadas em três redes de farmácias na Capital – Panvel, Agafarma e São João. O objetivo de criar essa parceria é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavírus.

A vacina será oferecida em 76 pontos que terão os endereços divulgados no site da prefeitura e das farmácias parceiras.

A medida servirá também para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitam de outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19.

As vacinas estão sendo distribuídas aos estabelecimentos nesta sexta-feira (20), e estarão disponíveis para a população na segunda (23). Nesta primeira etapa, os grupos prioritários para imunização são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há necessidade de corrida às farmácias onde haverá vacinação. A vacina contra influenza não garante proteção contra o coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias.

Campanha

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉ