Saúde

Vacina contra a gripe pelo SUS será aplicada em farmácias de Porto Alegre em idosos

Objetivo é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavírus. Vacinação será oferecida em 76 pontos da Capital. Campanha começa nesta segunda (23)
20/03/2020 - 15h54min Corrigir

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na quinta-feira (19) que as vacinas contra a gripe nos idosos serão aplicadas em três redes de farmácias na Capital – Panvel, Agafarma e São João. O objetivo de criar essa parceria é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavírus.

A vacina será oferecida em 76 pontos que terão os endereços divulgados no site da prefeitura e das farmácias parceiras.

A medida servirá também para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitam de outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19.

As vacinas estão sendo distribuídas aos estabelecimentos nesta sexta-feira (20), e estarão disponíveis para a população na segunda (23). Nesta primeira etapa, os grupos prioritários para imunização são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há necessidade de corrida às farmácias onde haverá vacinação. A vacina contra influenza não garante proteção contra o coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias.

Campanha

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

MAIS NOTÍCIAS

RÁDIO SÃO JOSÉ
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
LAVAGEM FERNANDES
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BRICK DO TOMAZ
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
Petroman
GRÁFICA.COM
GRUPO WHATSAPP
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +