Política

Governo do RS pede ampliação de medidas econômicas e irá adquirir testes rápidos da Covid-19

Testagem serviria para acompanhar a evolução da doença no Estado

Compartilhe:
24/03/2020 - 13h15min Corrigir

Após participar de uma video conferência com integrantes do governo federal, em que diversas questões relacionadas ao novo coronavírus foram tratadas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que o Estado articula junto aos dirigentes federais a ampliação de medidas econômicas para conter os efeitos da doença. Além disso, o Executivo gaúcho deseja adquirir em breve de 50 a 100 mil testes rápidos da Covid-19.

"As nossas demandas na área econômica foram feita porque o estado do Rio Grande do Sul, assim como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás já não pagam a dívida com a União, seja porque já aderiram ao regime de Recuperação Fiscal, seja por força das liminares que foram conquistadas junto ao STF. Então, o que foi anunciado pela União pouco atende os estados que já se encontram em dificuldade financeira. Será necessária a ampliação dessas medidas", disse Leite.

Segundo Leite, entre os pedidos feitos em reunião com o governo federal estão a suspensão temporária do pagamento da dívida com os bancos públicos, assim como a extensão do não pagamento das dívidas com os órgãos internacionais. "Aí estão os contratos que o Rio Grande do Sul fez com o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento). Queremos que estes contratos possam ser suportados pela União durante este período de calamidade e este saldo devedor seja incorporado. O governo federal disse estar estudando esta medida e garantiu estar aberto para discussões", assegurou o governador gaúcho, que relatou ainda a solicitação de um prazo de carência para o não pagamento de precatórios. "Queremos que o governo federal leve esta discussão ao Congresso para que se suspenda o pagamento neste período de calamidade", acrescentou.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE