Geral

Projeto da UFRGS promove ações para auxiliar comunidades de Porto Alegre durante a crise do coronavírus

'Rede de Solidariedade com e pela comunidade contra o coronavírus' realiza ações em conjunto com movimentos de dentro das periferias. Objetivo é realizar o enfrentamento do novo coronavírus a partir de demandas dos locais

Compartilhe:
26/03/2020 - 08h54min Corrigir

A pandemia da Covid-19 mobilizou alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para pensar e trabalhar em prol de comunidades dos bairros Morro Santana e Glória/Cruzeiro/Cristal, em Porto Alegre. Já foram arrecadados alimentos e distribuídos álcool em gel para os moradores.

O Projeto Rede de Solidariedade com e pela comunidade contra o coronavírus (Solicom) une 30 estudantes e 60 docentes da universidade, que trabalham em conjunto com os movimentos Periferia Move o Mundo e Frente Favela Brasil.

A proposta, segundo a professora da Faculdade de Farmácia e uma das coordenadoras do projeto Denise Bueno, é ouvir as demandas da comunidade atendida, e mobilizar esforços para obtenção de recursos.

A primeira necessidade dos moradores frente à crise do coronavírus foi a alimentação. A partir desta situação, o Solicom angaria doações de alimentos e as encaminha, diariamente, para os locais.

"Não é uma demanda que não percebemos antes ou não saibamos. Porque as pessoas foram afastadas dos seus trabalhos em função do isolamento e há a lacuna deixada pelo poder público. Os alimentos já fazem falta nas comunidades. Agora a situação ficou mais difícil", reflete a professora
Com as doações recebidas entre terça-feira (24) e quarta (25), foram montados 11 kits com arroz, feijão e macarrão. A estimativa é que os kits sejam suficientes para três dias de alimentação básica para uma família de quatro pessoas.

"Precisamos de mais, pois a demanda por alimento nas favelas aumenta diariamente devido a crise instalada pela pandemia", ressalta Denise.

A professora reitera que materiais de limpeza também são itens que faltam nas comunidades. E parte da produção de álcool em gel que é feito na Faculdade de Farmácia da UFGRS também foi destinada para os locais atendidos pelo projeto.

"Não são situações simples, mas que vamos gerenciando", aponta a coordenadora.

Informações sobre doações podem ser encontradas no site do Solicom ou pelo e-mail [email protected].

A rede conta com todos os cursos da área da saúde da Ufrgs, com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e com a Faculdade de Arquitetura.

Trabalho de enfrentamento
"Há muito tempo já atuamos dentro das comunidades e reconhecemos os determinantes sociais impactantes da comunidades. Já sabemos da falta de água, do tamanho da residência, da falta de luz, então, trabalharemos o enfrentamento disso dentro da realidade existente", diz a professora, que já trabalha há 17 anos nas comunidades.

A invisibilidade das pessoas das comunidades não pode passar despercebida pela universidade federal, na visão da professora.

"Temos o entendimento que essa população é de maior vulnerabilidade social e tem maior suscetibilidade ao coronavírus. Entendemos que não podemos abandonar as comunidades a sua própria sorte", enfatiza.

Segundo a coordenadora, a preocupação inicial foi o isolamento social e familiar dos próprios participantes do projeto, para então, pensar no próximo.

"É perceber que essas pessoas estão conosco diariamente na universidade, elas estão diariamente conosco em todos os lugares. É o que chamamos de população invisível. São as pessoas que tiram o lixo, quem vem limpar a nossa casa, são eles que estão nessas comunidades", enfatiza.

O projeto, para além de auxiliar na prevenção e no combate ao coronavírus em áreas mais suscetíveis da Capital, visa trabalhar as potencialidades do local.

"Vamos entendendo as fragilidades, necessidades e trabalhando, mas, principalmente, as potencialidades dessas comunidades. A ideia é que a gente aprenda com eles e vice-versa. Isso faz com que as comunidades, a partir delas, se potencializem e se fortaleçam", ressalta a professora.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ