Geral

Petição on-line cobra fechamento temporário do comércio em Camaquã

Grupo de moradores afirma que decisão do prefeito prioriza os interesses de alguns empresários, sem ouvir a população e seguir orientações de especialistas em saúde pública

Compartilhe:
28/03/2020 - 18h13min Assessoria Professor Leandro / Edição: Blog do Juares Corrigir

Uma petição pública on-line solicita que o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira (PSDB), mantenha o comércio fechado por mais tempo, no município. A petição criada nessa sexta-feira (27) é uma resposta à decisão tomada pelo Comitê de Crise, que é composta pelo prefeito Ivo, pelo secretário municipal de saúde, Luciano Pereira Dias, entre outras entidades.

Segundo o autor da petição, Leandro Neutzling Barbosa, especialistas em saúde alertam que o pico de propagação do vírus será no mês de abril, sendo necessário manter o comércio fechado por um período maior. 

De acordo com ele, é necessário adotar medidas para achatar a curva de disseminação, com o objetivo de garantir que o sistema de saúde possa atender a todos. “A medida adotada pelo prefeito se deve a pressão de empresários, sem ouvir representantes da Câmara de Vereadores, sem levar em conta dados de especialistas em saúde e a opinião do povo”, lamenta Barbosa, destacando que em enquetes em redes sociais, mais de 60% dos participantes defendem que o comércio permaneça fechado. 

Além da petição, um grupo no WhastApp foi criado para defender o isolamento como medida de evitar a propagação do vírus, o fechamento do comércio e buscar formas de ajudar pessoas através da doação de alimentos e produtos de higiene. “Entendemos que a situação financeira da maior parte da população é difícil, pois a economia do país estava complicada, mas agora devemos estabelecer prioridades: a economia ou a vida. Nós escolhemos e defendemos a vida, pois a economia é possível recuperar, a vida não”, afirma Barbosa. 

O autor da proposta defende ainda que o governo crie mecanismos para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como cobrar do Estado e União mecanismos para oferecer linhas de créditos às empresas e isenção de impostos.

A petição já conta com mais de 500 assinaturas. Para participar da petição, basta entrar no AQUI!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS