Polícia

Presos fazem motim na penitenciária de Santana do Livramento

Restrições a entrada de algumas sacolas de alimentos teria motivado a rebelião
29/03/2020 - 20h47min Corrigir

Apenados da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento promoveram uma rebelião neste domingo. Por volta das 16 horas, um grupo de presos do Pavilhão C iniciou a revolta. Os detentos atearam fogo em colchões e alguns subiram no telhado das instalações. A confusão iniciou devido a novas exigências nas visitas, em que determinadas sacolas com alimentos não poderiam entrar na casa prisional. Para encerrar o motim, os presos exigiam a presença de um juiz. O titular da Vara Criminal da comarca de Livramento, Gildo Meneghello Júnior, compareceu, e acompanhado de agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), escutou as reivindicações dos apenados. A situação foi contornada por volta das 18h30, sem fugas, nem qualquer tipo de ferimento grave.

Logo quando começou, a Brigada Militar e a Polícia Civil foram acionadas. Houve disparos de bala de antimotim e bombas de efeito moral foram lançadas pelos brigadianos. Pelo menos seis apenados chegaram a subir no telhado do Pavilhão C. "Eles pediram para falar com o juiz e a Susepe. O juiz conversou com os apenados. Em nenhum momento achamos difícil a situação, usamos todos os protocolos que a Brigada Militar tem na sua doutrina", esclarece o comandante do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), tenente-coronel Glademir Barbosa Otero. A delegada regional de Polícia Civil, Ana Tarouco, também acompanhou a ação, bem como o Corpo de Bombeiros.

O presídio, situado na Rua Vicente Ilha de Vargas, tem capacidade para 132 presos e atualmente possuía quase 200 detentos, segundo levantamento mais recente da Susepe. Os pavilhões A e B não estiveram envolvidos no motim. A Susepe foi procurada para se posicionar sobre o acontecido, mas até o fechamento desta edição não havia enviado uma resposta.

MAIS NOTÍCIAS

Petroman
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ADRIANO CONRADO
LAVAGEM FERNANDES
GRUPO WHATSAPP
ROGÉRIO CALÇADOS
ART MÓVEIS
BRICK DO TOMAZ
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
GRÁFICA.COM
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +