Geral

Resultado da votação do Comitê de Crise sobre a abertura do comércio é divulgado pelo Sindicato dos Comerciários de Camaquã

A nota foi divulgada na noite deste domingo (29); confira

Compartilhe:
29/03/2020 - 22h20min Corrigir
Na noite deste domingo (29), o Sindicato dos Comerciários de Camaquã divulgou na página do Facebook o resultado da votação do Comitê de Crise sobre a abertura do comércio e da indústria na cidade na próxima quarta-feira (1º). A votação ocorreu na última sexta-feira (27).  
 
Confira a nota na íntegra:
 
" O novo coronavírus (covid-19) chegou a nossa região e precisamos buscar a melhor maneira para enfrentar essa realidade. Tivemos a oportunidade de assistir o exemplo de outros países e cidades do mundo, como de Milão na Itália, e que após o início da quarentena, cedeu à pressão de empresários e optou pela economia afirmando que “Milão não podia parar”, e como resultado de sua ação, mais de 5 mil pessoas morreram. Hoje, o prefeito se diz arrependido e afirma que não havia entendido a violência do vírus.
 
Camaquã vive situação semelhante a outras tantas cidades do mundo. Logo após o início da quarentena, o Prefeito cede à pressão de empresários e entidades e volta abrir o comércio. Caminhamos para situação semelhante à relatada e na eminência de uma situação muito grave de alastramento do contágio. A hora de mudar é agora, para se evitar perdas de vidas e impactos ainda mais sérios na economia.
 
O Sindicato dos Comerciários de Camaquã não concorda com as decisões tomadas pelo Comitê de Crise Interinstitucional e vem a público informar a sociedade camaquense que as decisões devam ser embasadas por questões técnicas, orientações e protocolos da OMS, autoridades de saúde, pelo Ministério da Saúde e pelo exemplo de outros países.
 
Na reunião do Comitê, dia 27/3, a proposta que prevaleceu foi apresentada pelo Senhor Otávio Moraes, e contou com o apoio da Acic, Farsul e Fecomércio. A proposta era de voltar com as atividades do comércio a partir de quarta-feira, 1º de abril, com 50% dos funcionários. A proposta foi apoiada por Otávio Moraes, Sindilojas, Costa Doce; Kátia Szczepaniak, ACIC – Associação Comercial e Industrial de Camaquã; Paulo Griebeler, Sindicato Rural de Camaquã; Lindomar Bergmann, Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Ivana de Paula, Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores; José Carlos Gross, Associação dos Arrozeiros de Camaquã.
 
O Sindicato dos Comerciários de Camaquã, representado por Sandra Maura Sampaio, e Lizete Oliveira, presidente do Conselho de Saúde de Camaquã, apresentaram a proposta de manter o decreto do Prefeito Ivo, que previa o fechamento do comércio por 14 dias e na terça-feira, 31 de março, reavaliar a situação baseados em dados técnicos e nas opiniões dos profissionais de saúde, sendo apoiada por Cleber Dornelles, FUNBECA – Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã (HNSA); Sandra Maura, Sindicato dos Comerciários; Lizete Oliveira, Conselho Municipal de Saúde; Luciano Pereira Dias, secretário de Saúde de Camaquã; Ivo de Lima Ferreira, prefeito de Camaquã.
 
Abrindo o comércio agora, momento em que os organismos nacionais e internacionais de sáude afirmam que deve ocorrer o pico de propagação do vírus, faremos com o sistema de saúde do município entre em colapso. Mantendo apenas serviços essenciais, respeitando a quarentena, faremos com que o vírus tenha uma disseminação lenta e pouco agressiva, garantindo assim que o sistema de saúde possa atender a todos.
 
Infelizmente, os mais prejudicados serão os trabalhadores, aqueles que realmente fazem a roda da economia girar e nosso povo mais humilde, que tem menos acesso a informação e condições. Mesmo reconhecendo a gravidade da situação sob os aspectos econômicos, tenho convicção de que a economia é possível recuperar, a vida não. Lutemos pela Vida!
 
Sandra Maura Sampaio, presidente do Sindicato dos Comerciários de Camaquã"

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCÂMERAS