Saúde

Bagé é o município do interior gaúcho com mais casos confirmados de coronavírus

Em menos de 24 horas, foram registradas 15 pessoas infectadas pela covid-19 e prefeito Divaldo Lara implementa barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade

Compartilhe:
31/03/2020 - 09h46min Corrigir

Entre o domingo (29) e a segunda-feira (30), o município de Bagé, na região da Campanha, apresentou pico da covid-19, confirmando 15 casos da doença em menos de 24 horas.

Somente no domingo, nove confirmações foram notificadas pelo prefeito Divaldo Lara e, somados aos seis casos registrados ontem, Bagé torna-se o município do interior gaúcho com maior número de infectados pelo novo coronavírus.

A grande maioria dos pacientes com covid-19 são da área de saúde, o que está comprometendo a linha de frente para combater a doença. De acordo com informações da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, ainda há cerca de 50 profissionais de saúde em isolamento domiciliar por suspeita do novo vírus.

Outro caso confirmado nessa segunda-feira foi o de um apenado do Presídio Regional de Bagé, o que acende ainda mais o alerta para a transmissão comunitária do novo vírus, que é quando se perde a dimensão de qual a origem do contágio. O homem está isolado, em prisão domiciliar e sob o uso de tornozeleira eletrônica.

A preocupação de Lara é que o vírus esteja circulando na comunidade de maneira desenfreada após este último registro. Com isso, o chefe do Executivo bageense disse que não há menor chance de flexibilizar o decreto de estado de calamidade pública. O prefeito ainda estendeu para mais sete dias o isolamento total no município, contabilizando 21 dias de quarentena em razão da transmissão comunitária do novo coronavírus.

Como nova medida restritiva para frear a propagação da covid-19, Lara informou que o município implantará barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade nesta quarta-feira (1º). A ação contará com o apoio do Exército e equipes de saúde, que testarão todas as pessoas que entrarem ou saírem de Bagé e relatarem sintomas da doença, além de desinfectarem os veículos. O toque de recolher ainda está em vigor, determinando que as pessoas não saiam de casa das 22 horas às 6 horas, sujeitas à multa que começa a partir dos R$ 972,32.

Neste momento, o município aguarda o resultado de 41 exames de casos suspeitos de covid-19 e que estão sendo analisados em Porto Alegre pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS). O Poder Público também está providenciando a ampliação de leitos no Hospital de Campanha para atender os pacientes, o que eleva para 120 leitos clínicos e 25 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e a liberação de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes rápidos junto ao Governo do Estado.

Com informações dos jornais Diário Popular e Tribuna do Pampa

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES