Geral

Executivo Municipal volta atrás e adia a reabertura do comércio em Camaquã

Decisão foi anunciado durante pronunciamento do prefeito Ivo de Lima Ferreira ao vivo pelo Facebook

Compartilhe:
31/03/2020 - 15h35min Corrigir

O Executivo Municipal voltou atrás e anunciou em pronunciamento do prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB), na tarde desta terça-feira (31), que o comércio em Camaquã poderá abrir somente na segunda-feira (6), mas ainda terá uma reunião na sexta-feira (3) para definição. Será feito um novo decreto prorrogando a quarentena em Camaquã.

Na última sexta-feira (27), no mesmo instante que empresário realizavam uma carreata no centro da cidade para voltar ao trabalho, o Comitê de Gestão de Crise se reunia no gabinete do prefeito e decidiu por votação em abrir o comércio já nesta quarta-feira (1º), que foi anulada na tarde de hoje (31).

Foram algumas frentes organizadas ao longo da semana protestando contra a abertura do comércio já na quarta-feira (1º)

Uma petição online, de autoria do professor Leandro Neutzling Barbosa, cobrava o fechamento do comércio de Camaquã e teve mais mil assinaturas. De acordo com Barbosa, a decisão tomada pelo prefeito leva em consideração apenas o posicionamento de empresários, desconsiderando o que especialistas em saúde pública do mundo inteiro falam e a opinião dos camaquenses. “É uma decisão que vai na contramão de tudo”.

Na noite do último domingo (29), o Sindicato dos Comerciários de Camaquã divulgou na página do Facebook o resultado da votação do Comitê de Crise sobre a abertura do comércio e da indústria na cidade na quarta-feira (1º). A presidente do sindicato, Sandra Maura Sampaio, que integra o comitê, não concordou com a decisão. “[...] O Sindicato dos Comerciários de Camaquã não concorda com as decisões tomadas pelo Comitê de Crise Interinstitucional e vem a público informar a sociedade camaquense que as decisões devam ser embasadas por questões técnicas, orientações e protocolos da OMS, autoridades de saúde, pelo Ministério da Saúde e pelo exemplo de outros países [...]”.

Na mesma tarde, que ocorreu a reunião do Comitê de Gestão de Crise e a decisão em abrir o comércio no dia 1º de abril, o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Paulinho Bicicletas (Republicanos), entrou em contato com a redação do portal de notícias Blog do Juares (BJ) e afirmou que o Poder Legislativo não tem representação no Comitê de Gestão de Crise montado pela Prefeitura Municipal para tomar frente das decisões no combate ao novo coronavírus. O parlamentar disse naquela ocasião que, nenhum ofício foi enviado para a Câmara de Vereadores tratando sobre a criação desta frente de trabalho e tudo o que for decidido neste (naquele) debate não terá o aval do Legislativo. Paulinho ainda afirmou que se algum de seus vereadores estiver presente, é sem o seu aval. A vereadora Ivana de Paula (PSD) compõe o comitê.

Na noite dessa segunda-feira (30), durante a primeira sessão por videoconferência da Câmara de Camaquã, os vereadores realizaram uma votação para saber quem era a favor ou contra a reabertura do comércio nesta quarta-feira (1º). 11 parlamentares votaram contra e quatro a favor.

Vereadores que votaram a favor da reabertura do comércio nesta quarta-feira (1º)

Ivana de Paula (PSD)

Ronaldinho Renocar (Progressistas)

Dr. Marconi Dreckmann (Dem)

Leomar Boeira (MDB)

Vereadores que votaram contra da reabertura do comércio nesta quarta-feira (1º)

Paulinho Bicicletas (Republicanos)

Marco Longaray (PT)

Marivone Tavares (PT)

Claudinho Abreu (MDB)

Fabiano Medeiros (Sem partido)

Ilson Meireles (Progressistas)

Mano Martins (MDB)

Marcelo Gouveia (PSB)

Nilza Puschnerat – Nica (PDT)

Professor Claiton Silva (PDT)

Vinícios Araújo (MDB)

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAABBCÂMERASTBK INTERNET