Educação

UFPel busca voluntários para trabalho em pesquisa

Encomendado pelo Governo do Estado do RS, o estudo irá levantar, com base científica, a proporção de casos da doença e auxiliar na elaboração de estratégias de saúde pública no combate à pandemia
01/04/2020 - 11h20min Coordenação de Comunicação Social - UFPel Corrigir

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recrutando profissionais e estudantes da área da saúde para atuar como voluntários em pesquisa inédita sobre a prevalência do Coronavírus na população de Pelotas. Encomendado pelo Governo do Estado do RS, o estudo irá levantar, com base científica, a proporção de casos da doença e auxiliar na elaboração de estratégias de saúde pública no combate à pandemia. Os voluntários irão realizar entrevistas domiciliares e aplicar testes rápidos para a Covid-19 em quinhentos moradores da zona urbana do município, sorteados aleatoriamente para participar do estudo.

Os pré-requisitos para o trabalho voluntário incluem:
– ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre procedimentos de segurança em condutas de saúde;

– estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica)

– dispor de veículo automotivo e carteira de motorista;

– ter registro no PIS (Programa de Integração Social), preferencialmente;

– de preferência, dispor de telefone celular com sistema operacional Android para aplicação dos inquéritos.

Para se cadastrar, os voluntários devem enviar mensagem eletrônica para pesquisacovid19ufpel@gmail.com com as informações de:
– nome completo, endereço, telefone para contato, números de RG (carteira de identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física)
– área de formação, ou curso e semestre de graduação em andamento (estudantes devem anexar atestado de matrícula)
– dados de conta bancária: números de agência e conta corrente.

Todos os voluntários irão receber treinamento especializado para uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e realização dos testes e questionários. Além disso, serão fornecidas ajudas de custo de R$ 50,00 para cobrir gastos de combustível e R$ 10,00 por aplicação de questionário. A estimativa é de que sejam realizadas vinte entrevistas – dez em cada dia de coleta de dados. Ao final, serão emitidos certificados de participação voluntária na pesquisa.

O estudo conta com o financiamento de parceiros privados: Unimed Porto Alegre, Instituto Floresta, também da capital, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisacovid19@gmail.com.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
GRÁFICA.COM
ELETRO CLIC
GRUPO WHATSAPP
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
OLIDATA
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BRICK DO TOMAZ
Petroman
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +