Economia

Farroupilha contraria decisão de Leite e abrirá comércio na próxima segunda

Prefeitura garantiu ter segurança jurídica para descumprir decreto do governo do Rio Grande do Sul

Compartilhe:
02/04/2020 - 11h48min Corrigir

O Comitê de Atenção ao Novo Coronavírus do município de Farroupilha, na Serra, decidiu que a cidade adotará o isolamento humanitário a partir da próxima segunda-feira, dia 6. O modelo mantém o afastamento dos grupos de risco da doença - pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças crônicas. Entretanto, as atividades econômicas são reativadas pelo restante da população, respeitando as orientações da Saúde. A decisão é contrária às determinações emitidas pelo governador Eduardo Leite que estabelece o fechamento das empresas até o dia 15 deste mês.

Na reunião que aconteceu na Praça da Emancipação, próximo à entrada principal da prefeitura, os presidentes das entidades do comércio e da indústria apoiaram a decisão do comitê. Profissionais da área da saúde presentes ao encontro apoiaram as medidas proposta pelo governo do Rio Grande do Sul em suspender as atividades até a metade de abril. No entanto, a prefeitura garantiu ter segurança jurídica com base no Supremo Tribunal Federal (STF) em que cada município é responsável na tomada de decisões no enfrentamento ao Coronavírus.

O presidente do Sindilojas de Farroupilha, Sérgio Rossi, informou que, entre as regras que deverão ser seguidas, estão a limitação da quantidade de clientes e atendentes no comércio de acordo com o tamanho do imóvel para evitar aglomerações. Outra medida prevista é a rotatividade nos funcionários que trabalham em cada dia. Naquele em que não trabalharem, a ideia é que façam testes para garantir que estão saudáveis. No entanto, o município conseguiu comprar apenas dois mil testes rápidos, o que o próprio prefeito admite que é pouco.

O setor de serviços também está autorizado a funcionar, desde que os atendentes usem equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara, luvas e em alguns casos avental. Já as indústrias terão de reduzir em 30% o número de funcionários e respeitar a distância mínima de um metro entre eles no caso de uso de EPIs ou de dois metros sem EPIs.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024