Polícia

Ações de combate ao coronavírus são intensificadas no sistema prisional gaúcho

Nesta semana. Seapen e Susepe intensificaram as medidas de proteção em todos os presídios do RS
02/04/2020 - 17h22min Ascom Seapen-Susepe Corrigir

Durante a semana, todas as casas prisionais do sistema penitenciário gaúcho, segundo orientações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), têm empreendido esforços no sentido de minimizar a questão do coronavírus no sistema prisional.

Operação Cata-vírus em todos os presídios

Já começaram a chegar às unidades prisionais de todo o estado os novos lotes de insumos para higienização e proteção do efetivo penitenciário de serviço nesses locais, durante o período de epidemia do Covid-19. Durante a semana, foram realizadas diversas entregas de materiais, como galões de álcool, álcool gel, luvas, máscaras e termômetros. Todas as delegacias regionais foram abastecidas.

Nesta semana, em uma parceria com a Defensoria Pública, Seapen/Susepe teve início à chamada “Operação Caça-Vírus”. São cinco patrulhas volantes, compostas por motorista e dois servidores, que estão visitando todos os presídios do Estado, em roteiros divididos por regiões, com um itinerário que está privilegiando as casas com maior número de servidores e presos.

Penitenciária Estadual de Torres

Na Penitenciária Estadual de Torres, cerca de 10 apenadas estão trabalhando na produção de máscaras. Segundo o delegado regional das penitenciárias, Benhur Calderon, a estimativa é confeccionar cerca de 1 mil itens por semana. As máscaras serão destinadas aos presos e também aos servidores da penitenciária.

Penitenciária Estadual de Osório

Na Penitenciária Estadual de Osório, os detentos do regime fechado confeccionaram, na oficina de corte e costura, 134 lençóis, que foram destinados ao hospital da cidade.

Presídio Estadual de São Borja

Nesta semana, houve uma capacitação de servidores no Presídio de São Borja referente à transmissão, aos cuidados e às orientações em relação ao coronavírus. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Borja.

Presídio Estadual de Taquara

O Presídio Estadual de Taquara, em parceria com a Prefeitura do Município, iniciou ações de esterilização contra o Covid-19. O produto utilizado não é tóxico e é o mesmo usado em UTIs, com eficácia comprovada contra o vírus. Toda a área externa do Presídio e do anexo foram desinfectadas, além do setor administrativo, das celas, das salas multiuso, dos refeitórios e das cozinhas. As galerias e celas, alojamentos de apenados e agentes, inspetorias e guaritas também passaram pelo processo.

Presídio Estadual Feminino de Lajeado

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, foi realizada a desinfecção de toda a área do Presídio.
Além disso, demonstrando união e solidariedade, a equipe diretiva do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, com o apoio de servidores plantonistas e da Atividade de Segurança e Disciplina do Presídio Estadual de Lajeado, trabalham em turno inverso ao das apenadas na produção de máscaras de proteção, para atender ao máximo as necessidades das casas prisionais.

8ª Delegacia Penitenciária Regional

A 8ª DPR adquiriu, através de recurso destinado pela VEC Regional, máquinas de pulverizador costal, que serão destinados a todas as unidades prisionais da região, com o propósito de intensificar os procedimentos de higienização e desinfecção através da aplicação da solução com hipoclorito (água sanitária) em celas, VTRs, áreas de circulação coletiva, salas administrativas, alojamentos dos servidores, dentre outras estruturas físicas de acesso coletivo.

Núcleo de Segurança e Escolta

Servidores do Núcleo de Segurança e Escolta, voluntariamente, foram ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, para doar sangue.

Presídio Estadual de Cruz Alta

Nesta semana, cinco apenadas do regime fechado do Presídio Estadual de Cruz Alta, voluntariamente, confeccionaram 17 jogos de lençol, para o Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Os materiais ficarão na área de internação dos pacientes acometidos pelo Coronavírus. Para a produção das peças, o hospital recebeu, através de uma doação anônima, 30 metros de tecido. 

Central de informações do Sistema Prisional

A central de informações continua operando, para esclarecer dúvidas sobre procedimentos ou outros assuntos relacionados à questão do coronavírus, pelos telefones: (51) 3288-7302 e (51) 3288-7305 e (51) 98683-1453 (24 horas).

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
BRICK DO TOMAZ
ART MÓVEIS
LAVAGEM FERNANDES
GRÁFICA.COM
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RÁDIO SÃO JOSÉ
OLIDATA
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
ROGÉRIO CALÇADOS
Petroman
GRUPO WHATSAPP
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +