Geral

Vinho estocado há 13 anos será transformado em álcool 70%

O produto será doado para a secretaria municipal de saúde de Bento Gonçalves
06/04/2020 - 14h15min Jornal Semanário Corrigir

Uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Casa Valduga está resultando na transformação de vinho em álcool 70%. Assim que pronto, o produto será doado para a secretaria municipal de saúde de Bento Gonçalves, que vai utilizar para higienizar superfícies e materiais das 30 unidades de saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A ideia partiu de dentro da Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves do IFRS. No local, estavam armazenados 47 mil litros de vinho que foram avaliados como impróprios para consumo e comercialização em 2007. Cientes da necessidade de álcool 70% no momento em que o país vivencia a pandemia pelo coronavírus, o Instituto decidiu dar um destino útil para o vinho que estava parado.

Como a instituição não tem equipamento capaz de atender um volume tão grande de líquido, de acordo com o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, foi preciso buscar parcerias. Foi assim que chegaram na Casa Valduga, que se prontificou a ajudar gratuitamente e está sendo a responsável por fazer o processo de destilação. Monteiro destaca que é emocionante o engajamento dos envolvidos. “Tem muitas pessoas, muitas mãos, muitas empresas envolvidas. É gratificante poder participar de uma ação dessas”, comenta.

O diretor da Casa Valduga, Eduardo Valduga, comenta que ajudar o município, além de ser uma missão, também é uma forma de retribuir o que a comunidade já fez. “Esse momento deixa uma mensagem de que o setor vitivinícola faz o seu melhor sempre”, afirma

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
OLIDATA
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
FAMOSOS
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
PADARIA ESTRELA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +