Saúde

Prefeitura de Pelotas restringe ainda mais o isolamento social no município

Novo decreto proíbe a ocupação de lugares públicos e permite que apenas um membro da família entre por vez nos supermercados
08/04/2020 - 12h03min Corrigir

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, intensificou as restrições para combater a expansão da covid-19 no município. As duas principais dizem respeito à circulação dos moradores em espaços públicos da cidade, como praças e a orla da praia do Laranjal, e o acesso de pessoas nos supermercados.

Nessa terça-feira (7), a prefeita decretou que está proibido a permanência nesses locais abertos, a fim de evitar aglomerações, permitindo apenas a circulação. Já os supermercados e macro atacados, poderão funcionar com apenas 30% de sua capacidade de lotação, como determina o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do Corpo de Bombeiros, ou com um cliente a cada 20 m³ do espaço destinado às compras. Porém, só será permitido entrar um membro da família por vez, que deve ser adulto e não ter sintomas da doença.

Todas essas exigências passam a vigorar a partir desta quarta-feira (8) e são válidas por 30 dias. As medidas foram tomadas, segundo Paula, em videoconferência, por conta do relaxamento dos pelotenses em seguirem as orientações do isolamento social. A limitação nos supermercados partiu de denúncias da própria população e dos comerciantes, preocupados com as aglomerações dentro dos estabelecimentos.

Quanto as lojas que trabalham com a venda de chocolates, neste período que antecede a Páscoa, a prefeitura permitiu que esses estabelecimentos funcionem sem restrição de horários. A orientação é para que atendam nas modalidades de tele-entrega ou pague e leve, mas aquelas lojas que optarem pelo atendimento presencial, devem limitá-lo à ocupação de um cliente por vendedor.

A prefeita ainda orientou para que as pessoas utilizem as máscaras de proteção individuais, conforme indicou o Ministério da Saúde, quando forem sair de casa, mas que só andem nas ruas em extrema necessidade. Para assegurar o cumprimento do decreto, o Executivo contará com o apoio da Brigada Militar, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Gestão de Cidade e Mobilidade Urbana.

Multas serão aplicadas aos estabelecimentos infratores, além da interdição e cassação do alvará de funcionamento. E para as pessoas que forem pegas em delito, ocupando os lugares públicos, são previstas pelo artigo 268 do Código Penal, a aplicação de prisão em flagrante, multa e/ou sanções cíveis e administrativas.

Até o momento, Pelotas registra oito casos confirmados de covid-19, sendo cinco comprovados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e os outros três testaram positivo em laboratório particular, mas a prefeitura aguarda laudo de confirmação do Lacen.

Com informações do jornal Diário Popular

MAIS NOTÍCIAS

BRICK DO TOMAZ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
GRÁFICA.COM
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
Petroman
GRUPO WHATSAPP
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +