Geral

Padre de Tapera atende confissões de fiéis dentro de carros em frente à paróquia durante Semana Santa

Inspiração do padre Oswaldo Baptista para 'drive thru' veio de uma iniciativa parecida nos Estados Unidos. Adesão dos fiéis foi grande, principalmente em razão do feriado de Páscoa

Compartilhe:
09/04/2020 - 17h33min Corrigir

Este ano, as celebrações da Semana Santa foram diferentes: com as medidas de isolamento e as restrições de aglomerações, as tradicionais missas e encontros religiosos não são possíveis, em tempo de coronavírus.

Em Tapera, na Região Norte do RS, o padre Oswaldo Baptista achou uma solução: uma espécie de "drive thru" de confissões, para que os fiéis não precisassem passar o feriado santo sem ter a confissão.

O atendimento começou desde terça-feira (07). De acordo com o padre, responsável pela paróquia há cinco anos, a inspiração para a iniciativa veio dos Estados Unidos.

"Ele teve essa ideia de atender os fiéis de dentro dos veículos, e teve uma repercussão muito positiva na comunidade onde ele exerce seu ministério. Hoje a igreja de um modo geral tem que se atualizar. O padre é igual a um pai, na verdade. Quando se tem algum problema, o filho está doente, ele corre pro colo do pai. A igreja tem que ter esse afeto, esse carinho, principalmente nesse tempo de pandemia.”

O drive-thru de confissões será interrompido durante o feriado, mas deve ser retomada após o Domingo de Páscoa.

“Graças a Deus tivemos várias pessoas que estão vindo. Enquanto tiver gente eu estou atendendo, pode ser cinco horas da tarde, sete horas da noite. E por que não continuar fazendo isso durante o resto deste período de pandemia? A ideia é continuar, aí sim, quando tudo melhorar, voltar com todas as missas e celebrações”, afirma.

Os atendimentos respeitam as normas de distanciamento necessárias pela saúde: o padre Oswaldo fica sentado distante do carro do fiel, estacionado em frente à igreja.

O padre já havia realizado outra ação para ajudar durante o período de pandemia: fazer e distribuir refeições para as pessoas carentes da cidade.

“É muito fácil eu abrir minha igreja para a festa, o casamento, o batizado, mas a igreja tem que estar ainda mais presente nos momentos de choro. É muito fácil fechar a igreja e me refugiar dentro da minha casa que tem ar condicionado, que tem comida para três meses", reflete o religioso.

No momento atípico, Oswaldo reforça a importância dos católicos não perderem a fé de vista, nem esquecerem a importância da Semana Santa, mesmo que não consigam celebrar a Páscoa como em todos os anos.

“Na Semana Santa nós celebramos o amor. Eu não poderia deixar de celebrar essa situação. O Papa Francisco fala que devemos sair da própria igreja, hoje o povo está precisando de carinho, segurança, afeto, carinho. A vida já é uma cruz, e sem Jesus ela fica muito difícil. Que nessa Páscoa possa renascer em nossos corações o sentimento de esperança para passarmos por tudo isso”, conclui o padre.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNETAABBSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS