Saúde

Porto Alegre entra na lista de emergência da Covid-19, diz Ministério da Saúde

Capital tem 210 casos por 1 milhão de pessoas. Índice é considerado alto por estar acima de 50% da média nacional, que é de 111 casos por 1 milhão de habitantes

Compartilhe:
14/04/2020 - 09h18min Corrigir

Porto Alegre entrou nesta segunda-feira (13) para a lista de emergência do Ministério da Saúde entre as capitais com casos confirmados de Covid-19. A Capital tem 210 casos por 1 milhão de habitantes, 89% a mais do que a média nacional, que é de 111 casos por 1 milhão de habitantes.

O governo federal considera em situação de emergência os municípios que têm 50% mais casos do que a média nacional. Porto Alegre está na lista atrás de Fortaleza, São Paulo, Manaus, Macapá, Florianópolis, Recife, São Luís, Rio de Janeiro e Vitória, e à frente de Brasília e Boa Vista.

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, esta projeção é um equívoco, já que desconsidera a taxa de de mortes na cidade.

“São dois números que precisam ser avaliados: número de óbitos, e Porto Alegre tem um dos menores índices, e número de UTI ocupadas com pessoas confirmadas com coronavírus. Porto Alegre tem uma linha adequada à perspectiva de entrega”, garante.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na Capital, neste momento, é de 67%. Porto Alegre registrou, também, sete das 17 mortes por coronavírus no estado.

A última foi de uma mulher de 87 anos que morreu na noite de domingo no Hospital Ernesto Dornelles. Segundo Marchezan, o número indica que as medidas de distanciamento social estão surtindo efeito.

“Não há vacina, não há remédio que cure. Vai continuar, não é uma ação de uma semana. É algo para o resto do ano, pelo menos”, diz.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES