Geral

Decreto autoriza abertura do comércio em Pelotas

Comércio em geral pode abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
23/04/2020 - 09h16min Corrigir

Novo decreto da prefeitura de Pelotas, anunciado nessa quarta-feira, autoriza a reabertura do comércio. O documento ratifica a situação de emergência na cidade, estabelece protocolos de distanciamento social controlado e consolida medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O comércio em geral pode abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Segundo a prefeita Paula Mascarenhas, o horário foi escolhido em função do transporte coletivo. “A ideia é não lotar os ônibus. Os comerciários não irão se encontrar com outros profissionais que dependem do transporte.” Os estabelecimentos comerciais devem obedecer a requisitos de higiene e saúde, e os funcionários devem utilizar máscara, luvas e demais equipamentos de proteção individual. Os locais devem ser higienizados de forma contínua e adequada, e está proibido experimentar peças de vestuário, calçados, acessórios, bijuterias e outros. Os clientes só poderão entrar usando máscaras.

Também devem ser dispensados os trabalhadores que se enquadrem em grupos de risco, devendo ainda os locais funcionarem em sistema de escalas e com revezamento de jornadas. O Mercado Público, o Camelódromo e o Shopping Pelotas seguem fechados. A prefeita disse que a fiscalização será efetiva e intensa.

Segundo Paula, o cenário produzido pelo decreto é o três, com a flexibilização de um terço do isolamento social. Este é um dos três cenários hipotéticos apresentados pela UFPel, especificamente para a cidade, a partir dos resultados da primeira fase da pesquisa de base populacional coordenada pela universidade. Dependendo das medidas de distanciamento social, o cenário três estima em 457 a demanda por leitos de enfermaria específicos para pacientes de Covid-19 e em 87 a demanda por leitos de UTI, também exclusivos para a doença.

Paula explicou que a cidade tem cinco leitos de UTIs no Hospital Escola da UFPel e outros cinco no Centro de Atendimento às Síndromes Gripais, a ser inaugurado nos próximos dias. No local, também haverá um leito de UTI pediátrica. Esses 11 são para Covid-19. “Estamos calculando que em 45 dias tenhamos 65 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, outros 25 devemos alugar, chegando a 90.”

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RÁDIO SÃO JOSÉ
GRUPO WHATSAPP
LAVAGEM FERNANDES
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +