Mundo

Espanha tem menor número de novas mortes por covid-19 em cinco semanas

Número de casos confirmados somam mais de 225 mil

Compartilhe:
26/04/2020 - 10h16min Corrigir

A Espanha confirmou hoje o menor número de mortes causadas pela Covid-19 em cinco semanas. Foram 288 novos óbitos, elevando o total a 23.190. O número de casos confirmados entre ontem e hoje, de 1.729, representou aumento de 0,8% no total de casos, que somam mais de 225 mil.

"Foi 1% de aumento diário [no número de casos], com números que não se via há muitas semanas", afirmou Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias. "Obviamente temos que seguir com muito cuidado. Não podemos dar um passo atrás, porque dar um passo atrás seria realmente temerário para o sistema sanitário e também para a moral de toda a população."

Hoje é o primeiro dia em seis semanas em que as crianças menores de 14 anos podem deixar suas casas no país. O Ministério da Saúde espanhol estabeleceu a "norma dos quatro 1": as crianças devem ser acompanhadas por apenas um adulto, sair apenas uma vez por dia, durante uma hora e andar no máximo um quilômetro. Ontem, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que a população em geral poderá sair para caminhadas curtas a partir de 2 de maio. Ele deve apresentar na terça-feira um plano de redução gradual da quarentena nas próximas semanas.

Também na terça, o governo da França deve detalhar ao Parlamento local seus planos para retirar o país da quarentena. O primeiro-ministro Edouard Philippe escreveu em sua conta no Twitter que a estratégia se dará em torno de seis temas: saúde, escola, trabalho, comércio, transportes e reuniões. O presidente francês, Emmanuel Macron, já havia anunciado que as medidas de quarentena na França, em vigor desde 17 de março, começariam a ser relaxadas a partir de 11 de maio.

Na Itália, o premiê, Giuseppe Conte, deve anunciar mais detalhes sobre a retirada de restrições à circulação nos próximos dias. Ao jornal La Repubblica, ele afirmou que as prioridades incluem permitir as atividades na construção civil e em indústrias exportadoras. Conte confirmou que as aulas nas escolas não iniciarão até setembro.

No Reino Unido, o primeiro-ministro, Boris Johnson, vai retornar ao trabalho na segunda-feira, duas semanas após receber alta de um hospital em Londres onde recebeu tratamento contra a covid-19. Em paralelo, hoje, o secretário de Estado, Dominic Raab, que está no comando do país, disse à rede de televisão Sky que uma vacina contra a doença não deve ser anunciada neste ano

Na Ásia, a Coreia do Sul, que já reduziu restrições ao contato social, teve o nono dia seguido com menos de 20 novos casos da Covid-19. Em Cingapura, porém, foram registrados 931 novos casos. A cidade-Estado luta contra o contágio pelo novo coronavírus entre trabalhadores estrangeiros que vivem em dormitórios lotados.

A Índia, por sua vez, confirmou 25.671 novos casos de Covid-19, incluindo 824 mortes. Em um programa de rádio, o premiê Narendra Modi alertou o país a respeito da "complacência" na luta contra o vírus. "Não deve haver negligência a nenhum nível local por conta de excesso de confiança", afirmou.

A China, primeiro epicentro da doença no mundo, registrou 11 novos casos entre sábado e domingo, sendo cinco deles importados e seis de transmissão local. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, não foram confirmados novos óbitos em decorrência do vírus.

Em todo o mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins, o número de casos confirmados do novo coronavírus é de 2,911 milhões, com mais de 203 mil mortes.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR