Geral

Rios gaúchos atingem níveis mínimos históricos

A chuva de hoje que atingiu partes próximas ao Uruguai e Sul do RS não foi capaz de amenizar a estiagem do Rio Uruguai e Camaquã, que está na marca mais baixa em 56 anos. Grandes acumulados e de forma generalizada são esperados apenas na semana que vem

Compartilhe:
29/04/2020 - 18h56min Corrigir

A estiagem história que atinge o Rio Grande do Sul está fazendo com que os níveis da maioria dos rios gaúchos encontrem-se nos menores níveis em décadas. Tal fato ocasiona no racionamento de água, prejuízos econômicos, principalmente na agricultura.  

O Rio Camaquã está com seu nível mais baixo em 56 anos. Já o Rio Uruguai, no Oeste do Estado, encontra-se em níveis rasos que chegam a assustar. A média do rio até o domingo (26) era de apenas 0,68 cm, bem inferior aos 3 metros considerados normais e que seria comum para esta época do ano.  

Conforme afirma a estação meteorológica da MetSul, a situação é tão fora do comum que uma pessoa de 1,70m pode atravessar a pé, sem risco de afogamento, o trecho do rio entre Uruguaiana até a vizinha Paso de los Libres, na Argentina. 

Em condições normais, o manancial é o que dá renda aos pescadores, alimenta os animais criados na área ribeirinha e é o único ponto de captação de água para suprir o abastecimento à população do perímetro urbano de Uruguaiana. 

Na noite dessa terça e madrugada desta quarta-feira, áreas próximas do Uruguai e no Sul do Estado tiveram acumulados de chuva que foram celebrados. Em Jaguarão registrou cerca de 60 mm, o maior volume na localidade desde janeiro. No Chuí e Santa Vitória do Palmar, foram 35 mm. Arroio Grande chegou a 42 mm. Bagé teve 34 mm e Dom Pedrito 27 mm. Pedro Osório teve 34 mm, no momento em que Pelotas 27 mm e Rio Grande 24 mm.  

Também choveu no Litoral Norte. Torres e Três Forquilhas tiveram ao redor de 30 mm, consequência da circulação de umidade do mar. Todavia, as precipitações seguem inexpressivas para cessar a estiagem no Estado. 

Grandes volumes de chuva e de forma mais generalizada são aguardados entre os dias 3 e 4 de maio, quando uma frente fria passará pelo território gaúcho. Mas já na sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, pode chover em diversas regiões. 

Veja o vídeo recebido pelo portal de notícias ClicR sobre a seca do Rio Uruguai

Com informações da MetSul Meteorologia

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS