Mundo

Japão amplia estado de emergência pelo novo coronavírus até 31 de maio

País registrou 510 mortos pela doença desde o início da pandemia

Compartilhe:
04/05/2020 - 08h41min Corrigir

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prorrogou nesta segunda-feira (4) até o fim de maio o estado de emergência no país pela pandemia de coronavírus, depois que autoridades governamentais advertiram que era muito cedo para flexibilizar as restrições.

"Vou estender até 31 de maio o período do estado de emergência que declarei em 7 de abril. A área coberta inclui todos os municípios do país", anunciou Abe após uma reunião para examinar a medida. Em 7 de abril, o primeiro-ministro japonês instaurou o estado de emergência em Tóquio e seis regiões do país. Alguns dias depois, a medida foi ampliada para toda nação.

O ministro responsável pela luta contra a epidemia, Yasutoshi Nishimura, afirmou que é muito cedo para anunciar o fim da medida. "O número de novos casos diminuiu, mas infelizmente não alcançou os níveis necessários", declarou Nishimura durante uma reunião de um grupo de especialistas que aconselha o governo. "O setor da saúde está sob pressão, precisamos da cooperação da população", completou.

O primeiro-ministro deixou a porta aberta para que o estado de emergência termine antes do fim de maio, após uma revisão da situação prevista para o dia 14 em todas as regiões. O estado de emergência no Japão é menos exigente que em alguns países da Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos.

A medida permite ao governo estimular os habitantes a permanecer confinados e a fechar estabelecimentos comerciais. Ao mesmo tempo, não permite que as autoridades adotem restrições à circulação de pessoas e não prevê nenhuma sanção.

O Japão, com 126 milhões de habitantes, registra desde o início da pandemia mais de 15 mil pacientes da Covid-19, com 510 mortos. As associações de médicos alertam que os hospitais podem entrar em colapso em breve com o avanço da pandemia. O número de leitos de UTI no Japão é de 6,5 mil, cinco para cada 100 mil habitantes, menos da metade da taxa na Itália, afirmou a Sociedade Japonesa de Medicina Intensiva.

O governo anunciou medidas para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, como a instalação em hotéis de pacientes que sofrem sintomas leves pelo coronavírus. As autoridades também anunciaram o aumento da capacidade de testes, mas continua sendo criticado pelo número relativamente baixo de exames de detecção, especialmente pelos critérios restritivos que adota.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS