Geral

Abastecimento de água já está sendo normalizado em Camaquã após mais de 24 horas de interrupção

Pelo menos cinco bairros foram atingidos pelo rompimento de um cano entre as ruas Walter Kess e Inácio Xavier Azambuja, no bairro Dona Tereza, que ocorreu na manhã de ontem

Compartilhe:
05/05/2020 - 14h50min Atualizada em 05/05/2020 - 16h10min Corrigir

Desde a tarde dessa segunda-feira (4), moradores de pelo menos cinco bairros de Camaquã estão enfrentando problemas com a falta de água devido ao rompimento de uma rede de abastecimento da Corsan entre as ruas Walter Kess e Inácio Xavier Azambuja, no bairro Dona Tereza. 

Além deste, mais cinco teriam sido atingidos, sendo eles: Vila Nova, Hípico, Ouro Verde, Cônego Walter e parte do Carvalho Bastos. Segundo informações da companhia, uma equipe e terceirizados já efetuaram o conserto no local já no início da manhã desta terça-feira (5). Porém, em alguns pontos o abastecimento ainda não retornou até o começo desta tarde. 

Moradores do bairro Carvalho Bastos informaram ao portal de notícias Blog do Juares (BJ) que a água até voltou entre o final da noite de ontem e início da manhã de hoje, mas de maneira fraca em algumas residências. Em outras, ela sequer saiu pelas torneiras. 

A expectativa é de que este problema seja normalizado até o final da tarde ou início da noite, pois em alguns locais mais distantes de onde ocorreu o vazamento, a água deve demorar a chegar totalmente. Leitores do BJ também entraram em contato com nossa equipe perguntando se isso já não seria o começo de um racionamento, uma vez que o nível da barragem do Arroio Duro está em apenas 11% da capacidade, devido à forte estiagem que atinge a região desde o fim do ano passado. Nossa equipe tentou contato com a gerente da Corsan, Cláudia das Neves Vianna, e aguarda retorno para informar aos leitores*.

Por volta das 15h50, a gerente respondeu ao nosso questionamento da seguinte forma: "Em razão da pandemia, onde a maioria está de quarentena em casa, o consumo está alto e por isso está demorando para normalizar o abastecimento nos cinco bairros. Estava agora há pouco com o coordenador operacional de Camaquã, Luis Longaray, que nos garantiu que vai instalar um outro equipamento até o início da noite para potencializar o abastecimento no bairro e agilizar a normalização nos cinco bairros. Quanto a racionamento, não há com o que haver preocupação, porque nós não estamos com racionamento. Não está em vias de fato de ocorrer. Por enquanto, a barragem do Arroio Duro tem condições de abastecer Camaquã por um longo período (1.333 dias, de acordo com o site da AUD). De momento, ficamos tranquilos. Mas isso não quer dizer que as pessoas exagerem nos seus consumos. A gente faz um apelo para que tenham cuidado, que utilizem só o necessário. Como se vê, há racionamento em vários municípios. A estiagem é extensa, é significativa esse ano, então, economia sempre é bom”, disse. 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

MAIS NOTÍCIAS

AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AABB
TBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ