Geral

Vazamento cria corredeira em rua e deixa 13 localidades de Porto Alegre sem água

Incidente ocorreu no cruzamento das Rua Carlos Von Koseritz com Dona Leopoldina

Compartilhe:
06/05/2020 - 12h57min Corrigir

Um vazamento de água no cruzamento das Rua Carlos Von Koseritz com Dona Leopoldina, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, provocou um grande alagamento naquela região na manhã desta quarta-feira. A água escorria com força da parte mais alta para a mais baixa da rua, ocasionando também um significativo alagamento na pista da avenida Benjamin Constant.

O rompimento da tubulação deixou os bairros Anchieta, Auxiliadora, Floresta, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo D’areia, São João e São Geraldo, Vila Floresta, Vila Farrapos e Vila Ipiranga desabastecidos, em meio à pandemia e ao isolamento social, enquanto o reparo estava sendo realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O rompimento aconteceu sob a calçada, próximo ao muro de um condomínio. De lá, a água escorria com bastante volume, atrapalhando quem quisesse passar a pé pelo trecho. Era impossível não molhar os pés. Parte da água da “corredeira” formada invadiu a casa do aposentado Ibirité Bolzoni, 75 anos.

“Escutamos um estouro, entre 6h e 7 horas, e logo depois veio esta água toda”, conta. Cerca de três horas depois, com uma vassoura, ele tentava afastar o excesso de água que estava indo rumo a parte mais baixa da moradia. “Molhou o piso. Mas se continuar assim, não sei o que fazer”, afirma o dono de uma das casas da rua Carlos Von Koseritz, na quadra entre entre o vazamento e a Benjamin Constant.

Na avenida, uma loja de móveis por pouco não ficou ilhada. Era o segundo dia de abertura após decreto ter encerrado a restrição da pandemia da Covid-19 a pequenas e médias lojas. Mas o vazamento tirou o estacionamento do estabelecimento, causando um pouco de transtornos. “Cheguei de manhã cedo e estava alagado. Ficou igual quando dá aquelas chuvas de verão e alaga tudo por aqui”, conta o proprietário, Pedro Arruda. Por volta de umas 10h30, o vazamento foi contido e a água já tinha baixado na avenida.

De acordo com o Dmae, a causa do vazamento pode ter sido o rompimento de uma adutora. No local onde houve o incidente, segundo o serviço, há a passagem de duas redes subterrâneas. Durante a pandemia de Covid-19, o Dmae mantém os serviços essenciais de abastecimento de água, coleta, condução e tratamento de esgotos e serviços de drenagem. Os consertos de vazamentos, extravasamento de esgoto, desobstruções da rede pluvial e demais serviços de manutenção como de hidrômetros permanecem sendo realizados, assim como as obras que já estão em andamento. Os serviços de leitura, corte, religação do ramal de água também seguem ocorrendo normalmente. O telefone de atendimento do Dmae é o 156, na opção 2.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESAABB