Saúde

Governo decreta uso obrigatório de máscara em todo RS e muda Passo Fundo para bandeira laranja

Lajeado é a única região do Estado com bandeira vermelha em novo site de distanciamento controlado

Compartilhe:
09/05/2020 - 19h13min Corrigir

Em coletiva sobre os próximos passos do Rio Grande do Sul no combate à pandemia do coronavírus, o governador Eduardo Leite revelou neste sábado (9) os detalhes do plano de "distanciamento social controlado", que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira no Estado. Na próxima semana, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todo o RS e a cidade de Passo Fundo mudará da bandeira vermelha para a laranja, diminuindo as restrições às atividades do comércio e da sociedade. Um site específico para o controle do isolamento social foi criado pela administração estadual. 

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

"A imensa maioria da população ainda não entrou em contato com o coronavírus e não tem sistema imunológico para o coronavírus e estão completamente vulneráveis, por isso, é preciso um nível de distanciamento para que o vírus circule menos, foi desta forma que pensamos este modelo", salientou Leite.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Das novidades do modelo, o uso de máscaras passa a ser obrigatório no Estado. "A máscara é uma determinação e estamos confiando na sociedade como apoiadores desta medida, deste novo comportamento, para que assim seja possível reduzir o avanço do coronavírus", explicou Leite. 

Sobre a mudança da situação de Passo Fundo, os indicadores de velocidade, de acordo com o Governo, mudaram, por isso, a alteração foi realizada. "O número de óbitos em relação à população de 100 mil habitantes caiu de uma semana para outra e o crescimento de internações e pacientes Covid-19 diminuiu", reiterou. Lajeado, no entanto, é a única região do Rio Grande do Sul que está com bandeira vermelha. 

O governador também explicou que a bandeira preta, nível de risco altíssimo, não significa um "lockdown". "Nós entendemos o "lockdown" como uma restrição de circulação de pessoas, neste modelo, estamos tratando sobre liberação ou restrição de atividades", apontou Leite.

Os protocolos do modelo de distanciamento podem ser acessados no site do governo do Estado, além da base metodológica usada no distanciamento e dos documentos que explicam a bandeira de cada região

Bandeiras devem ser observadas como alertas

Um dos principais pontos do novo modelo social controlado, são as bandeiras, que indicam o nível em que a região está e quão restritivas devem ser as medidas adotadas naquele local.

Amarela - risco médio/baixo

Laranja - risco médio

Vermelha -  risco alto

Preta - risco altíssimo

De acordo com o governador Eduardo Leite, as bandeiras devem ser vistas também como alertas para a população e para o Poder Público. "É uma forma da população observar, verificar e reiterar seu compromisso com as medidas de segurança. Se estamos em uma bandeira amarela e passamos para a Laranja, é preciso intensificar as medidas e respeitar", explicou.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNET