Rural

Laren engarrafa vinhos que serão referência para comparação com produtos comerciais

Microvinificação é feita com uvas coletadas em todas as regiões produtoras do Estado

Compartilhe:
10/05/2020 - 17h01min Ascom Seapdr Corrigir

Começou o engarrafamento de vinhos da safra 2020 elaborados em pequena escala (microvinificações) no Laboratório de Referência Enológica do Estado (Laren), em Caxias do Sul. Há 16 anos, o processo é feito no Laren com uvas coletadas em todas as regiões produtoras do Estado.

A produção servirá para comparação aos vinhos comerciais que vão ser analisados no laboratório, recolhidos em ações fiscais no comércio, trânsito e nas vinícolas, além de amostras originárias de prestação de serviços.

“O Laren analisa todos esses vinhos para verificar características próprias das safras, conforme as diferentes cultivares e regiões produtoras, como quantidade de açúcar e água presente naturalmente nesses produtos, o que servirá como padrão de comparação aos vinhos comerciais”, explica a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fabíola Boscaini Lopes.

O Laren conta com banco de dados de vinhos genuínos desde 2004, totalizando mais de 4,4 mil amostras. É único no país e pode ser comparado aos existentes em regiões tradicionais produtoras de vinhos no mundo como a França. Os resultados são usados pela fiscalização da Seapdr e do Ministério da Agricultura nas coletas de amostras fiscais executadas em estabelecimentos vinícolas e comerciais. “Este processo auxilia na garantia de um produto de maior qualidade/confiabilidade ao consumidor final”, lembra o secretário Covatti Filho.

De acordo com a fiscal estadual agropecuária Fernanda Nascimento, que atua no Laren, os mostos (sumo de uvas frescas utilizado antes do processo de fermentação) desta safra apresentaram medição do teor de açúcar de, em média, 15,8° babo, tiveram boa aparência, maturação e coloração uniformes. "No geral, as bagas recebidas pelo Laren estavam sadias, com baixa ocorrência de podridões causadas por fungos fitopatogênicos”, explica.

Na safra 2020, a falta de chuva reduziu o volume da produção, mas a uva colhida foi excelente, o que pode refletir em vinhos de alta qualidade. Porém, essa característica também pode aumentar as fraudes, por isso, a importância do trabalho da fiscalização e do Laren. Para a microvinificação, fiscais estaduais agropecuários coletaram 247 amostras de uvas.

Inaugurado em dezembro de 2001, o Laren é mantido com recursos do Fundovitis (Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul). O laboratório tem estrutura completa com equipamentos modernos de última geração para análises, controle e fiscalização em vinhos e derivados, bem como para análises de prestação de serviço e pesquisa, sendo credenciado no Ministério da Agricultura.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB